Menu
Brasil

Datafolha: líderes da pesquisa têm mais rejeição que índice de votos

De acordo com a pesquisa divulgada nesta terça-feira (2), Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) chegariam ao segundo turno mais rejeitados do que apoiados pelo eleitorado.

Da Redação do Diamante Online

03/10/2018 às 14:21 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A cinco dias da eleição, pesquisa Datafolha mostrou que os dois candidatos mais bem colocados com percentuais maiores de rejeição do que de intenção de voto. É a primeira vez que isso acontece desde 2002.

De acordo com a pesquisa divulgada nesta terça-feira (2), Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) chegariam ao segundo turno mais rejeitados do que apoiados pelo eleitorado. Bolsonaro aparece com 32% das intenções de voto e 45% de rejeição. Já Haddad tem 21% das intenções de voto e 41% de rejeição. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Dados disponíveis no site do instituto permitem fazer essa análise desde a eleição de 2002. A primeira pesquisa divulgada na semana do primeiro turno daquele ano, que saiu no dia 2 de outubro, mostrou o ex-presidente Lula (PT) com 45% das intenções de voto e 29% de rejeição. José Serra (PSDB) teve 21% da preferência do eleitorado e 33% da rejeição.

Em 2006, o Datafolha mostrou Lula com 51% das intenções de voto e 28% de rejeição no dia 27 de setembro. O segundo colocado, Geraldo Alckmin conseguiu 27% das intenções de voto e 23% da rejeição.

Em 2010, a rejeição de Serra (32%) foi maior que seu percentual de voto (28%), mas isso não aconteceu com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que liderou a pesquisa com 46% e teve rejeição de 27%. A pesquisa é de 28 de setembro.

A cinco dias do primeiro turno em 2014, no dia 1º de outubro, o Datafolha ainda mostrava Marina Silva, então no PSB, em segundo lugar – ela acabou perdendo o posto para Aécio Neves (PSDB). Naquele momento, 25% declararam voto em Marina e o mesmo percentual disse que não votaria nela de jeito nenhum. A líder era Dilma, com 40% da intenção de voto e 31% de rejeição.

A PESQUISA
O Datafolha entrevistou 3.240 eleitores de 225 municípios nesta terça. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pela Folha de S.Paulo.

Ciro Gomes (PDT), que disputava o campo da esquerda com os petistas desde o início do ano, se manteve com 11%, empatado com Geraldo Alckmin (PSDB), com 9%.

Marina Silva (Rede) tem 4%; João Amoêdo ficou 35, seguido por Cabo Daciolo Patriota, Alvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB), todos com 2% cada um. Vera (PSTU) e Guilherme Boulos tiveram 1% cada. Eymael (DC) e João Goulart Filho (PPL) não pontuaram.

Brancos e nulos somaram 8%. Entrevistados que não souberam responder foram 5%.

Yahoo

Tópicos
Anúncio full