Menu
Educação

Gabarito Oficial do Enem será divulgado hoje pelo MEC

O gabarito, assim como os cadernos de questões, estarão disponíveis no site oficial do exame.

Da Redação do Diamante Online

13/11/2019 às 13:49 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O Inep, instituto ligado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgará hoje o gabarito oficial das provas de 2019. O gabarito, assim como os cadernos de questões, estarão disponíveis no site oficial do exame.

Realizado nos dias 3 e 10 de novembro, o Enem foi aplicado a 3,7 milhões de estudantes no segundo dia de prova e registrou taxa de abstenção total de 27,19%, a menor da série histórica. No primeiro domingo (dia 3), 3,9 milhões de pessoas fizeram o exame.

Próximas datas

Mesmo que possam consultar o gabarito oficial, os estudantes ainda não saberão suas notas finais das provas. O Enem é corrigido a partir de uma metodologia conhecida como Teoria de Resposta ao Item (TRI), que dá pontuações diferentes às questões do exame, dependendo de seu grau de complexidade. Confira as previsões de divulgação de resultados:

Janeiro de 2020 - divulgação dos resultados individuais

Março de 2020 - divulgação dos resultados individuais dos "treineiros"

Março de 2020 - divulgação da vista pedagógica da redação

O resultado no Enem pode ser usado para acesso à educação superior no Brasil, a partir do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) , em algumas instituições de Portugal e de outros países; e a programas governamentais de financiamento e apoio ao estudante, como Fies e ProUni.

O Globo

Anúncio full