Menu
Brasil

Governo propõe 24 horas sem usar internet

A data escolhida é o Dia Nacional da Família, a partir de meia-noite.

Da Redação do Diamante Online

29/11/2019 às 23:54 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) lança na próxima semana o ‘Detox Digital’, onde sugere que no dia 8 de dezembro, os brasileiros fiquem desconectado de celulares e outras tecnologias digitais.  A data escolhida é o Dia Nacional da Família, a partir de meia-noite.

A ação faz parte de um dos programas da Pasta, chamado Reconecte. “O objetivo é fomentar a discussão sobre o uso imoderado das novas tecnologias digitais, prática que tem preocupado diversos especialistas das áreas de saúde, educação e segurança”, diz trecho do anúncio, feito nessa quinta-feira (28).

A campanha será realizada principalmente nas redes sociais, já a partir deste domingo (1º), e se encerra às 23h de sábado, véspera do “Dia D”.

Segundo o MDH, vídeos explicativos, postagens educativas, dicas do que fazer em um dia sem tecnologia e até memes serão usados nas ações. Bares, por exemplo, poderão fixar nas mesas um display para que os frequentadores depositem os celulares desligados. O material estará disponível no sítio eletrônico da campanha, que é o detoxdigital.mdh.gov.br.

“A ideia é que cada um fique sem internet quantas horas conseguir e depois vá para a internet, ao final da campanha, contar para a gente como foi a experiência. É isso mesmo, não queremos condenar o uso da tecnologia ou afastá-la do nosso dia-a-dia, pois ela veio para ficar. É para que as pessoas reflitam o quanto o uso excessivo afeta a vida pessoal, o convívio familiar e, a partir daí, façam o uso consciente dos eletrônicos”, explica a ministra Damares Alves.

Reconecte

O Programa Reconecte temo propósito de “reconectar” as famílias e os relacionamentos sociais em geral, fazendo da tecnologia um meio facilitador desse propósito. Dessa forma, o programa propõe uma série de projetos agrupados em cinco eixos que são: Tecnologia e Dignidade Humana, Responsabilidade Digital, Tecnologia e Saúde, Segurança Digital e Cultura Digital. Tais iniciativas tem como fim o fortalecimento das relações sociais reais, em especial a Família, promovendo assim um uso dos recursos tecnológicos de maneira inteligente.

MaisPB

Tópicos
Anúncio full