Menu
Brasil

Brasil tem terceira morte por sarampo confirmada em 2020

Uma bebê de 5 meses contraiu o vírus e não resistiu à doença. A morte ocorreu no município de Cacoal, a cerca de 500 quilômetros da capital Porto Velho.

Da Redação do Diamante Online

05/03/2020 às 10:59 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O Brasil registrou na última terça-feira a terceira morte por sarampo no país em 2020. A informação é do portal G1, que cita a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) de Rondônia. Uma bebê de 5 meses contraiu o vírus e não resistiu à doença. A morte ocorreu no município de Cacoal, a cerca de 500 quilômetros da capital Porto Velho.

Segundo o portal, a criança tinha uma irmã gêmea que também contraiu o sarampo, que se manifestou de forma mais leve. A família tentou atendimento em um hospital em Vilhena, onde vive, mas não encontrou vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do município e precisou se deslocar até Cacoal. A menina foi velada e sepultada em Vilhena ainda na terça-feira.

Ainda segundo o G1, a Agevisa não divulgou o número de casos de sarampo confirmados em Rondônia, nem se houve registro de outros óbitos no estado.

As outras duas mortes por sarampo no país também envolveram crianças. A primeira, no Rio, foi a primeira vítima fatal da doença no estado em duas décadas. David Gabriel dos Santos, de oito meses, contraiu a doença em um abrigo na cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

A criança deu entrada no Hospital Geral de Nova Iguaçu no dia 22 de dezembro, com quadro de pneumonia, e morreu no dia 6 de janeiro. David só teve o diagnóstico confirmado após a sua morte, no Hospital Geral de Nova Iguaçu.

No abrigo — uma instituição de acolhimento para crianças de zero a 12 anos vítimas de negligência, abandono ou violência —, outras duas crianças e uma cuidadora foram infectados e contraíram a doença.

Quinze dias depois, a secretaria estadual de Saúde de São Paulo confirmou a primeira morte no estado neste ano — e a segunda do país. Uma criança que não teve sua idade revelada morreu devido a complicações da doença. A prefeitura de São Paulo, no entanto, informou que o óbito ocorreu em 2019 e a confirmação laboratorial do sarampo como a causa da morte foi registrada na última semana.

O Globo

Tópicos
Anúncio full