Menu
Brasil

Em entrevista sobre coronavírus, Bolsonaro diz que governo "ganha de goleada" e pede elogios

Presidente e oito ministros usaram máscaras durante entrevista no Planalto. Ele disse que uso foi motivado por testes positivos de ministros Bento Albuquerque e Augusto Heleno.

Da Redação do Diamante Online

19/03/2020 às 00:29 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O presidente Jair Bolsonaro reuniu ministros no Palácio do Planalto no início da tarde desta quarta-feira (18) para um pronunciamento conjunto sobre medidas adotadas pelo governo contra a expansão do coronavírus.

Durante o pronunciamento – em seguida, Bolsonaro e ministros deram entrevista –, o presidente afirmou que o governo "está ganhando de goleada". Ele pediu que o trabalho do governo e ele próprio sejam exaltados. Durante a fala de Bolsonaro, transmitida por emissoras de TV, houve "panelaços" contra o presidente, pelo menos no Rio de Janeiro.

"Nosso time está ganhado de goleada. Duvido que quem vier me suceder um dia – acho muito difícil – consiga montar um equipe como eu montei. E tive a coragem de não aceitar pressões de quem quer que seja. Então, se o time está ganhando, vamos fazer justiça, vamos elogiar seu técnico, e o seu técnico chama-se Jair Bolsonaro”, declarou.

Ao abrir o pronunciamento, o presidente informou que o ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia), que o acompanhou na comitiva da viagem à Flórida (EUA), na semana passada, contraiu o coronavírus. Com isso, até a última atualização desta reportagem, são 17 as pessoas que estiveram com Bolsonaro na viagem aos Estados Unidos e contraíram coronavírus. Os dois exames feitos pelo presidente deram negativo, segundo ele mesmo anunciou.

Durante a apresentação e posterior entrevista, o presidente, oito ministros e o presidente da Agência Nacional de Vigiância Sanitária (Anvisa) usavam máscaras. Bolsonaro disse que o motivo do uso das máscaras foram os testes positivos dos ministros Bento Albuquerque e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).

"Além do general Heleno, que teve contato com alguns aqui, também tivemos positivo agora o teste do ministro das Minas e Energia, o almirante Bento. Obviamente, o cuidado nosso tem que ser redobrado”, disse o presidente.

Estavam presentes os ministros Braga Netto (Casa Civil), Tarcisio Freitas (Infraestrutura), Sergio Moro (Justica), Paulo Guedes (Economia), Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta (Saúde), Fernando Azevedo e Silva (Defesa), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), além do presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, explicou que o objetivo do uso das máscaras foi preservar a cadeia de comando do governo federal. Ele disse que boa parte dos ministros teve contato com Heleno nos últimos dois dias.

“O uso dessa máscara não é nada fora do que é planejado pela saúde. Praticamente todos aqui, nas últimas 48 horas, alguns mais outros menos, tivemos trabalho em mesas ao lado do nosso querido general Heleno”, explicou.

Bolsonaro afirmou que, em razão do teste positivo de Heleno, poderá fazer um novo exame para identificar se contraiu coronavírus. Mandetta complementou que as autoridades terão o “máximo de rigor” e farão testes caso surjam sintomas.

“Vamos todos trabalhar com máximo de rigor. Casa, trabalho, máximo de proteção. Iremos nos testar caso tenhamos qualquer sinal ou sintomas, pela característica do trabalho ser similar, por exemplo, de médico ou enfermeiro por atender muitas pessoas que são positivas”, explicou Mandetta.

Em sua fala, Bolsonaro admitiu preocupação com a pandemia e disse ter o apoio do Congresso Nacional. Nesta quarta, Bolsonaro enviou para análise de deputados e senadores o pedido de reconhecimento do estado de calamidade pública, que permitirá ampliar os gastos com a pandemia sem a necesssidade de cumprir a meta fiscal deste ano.

"Externamos nossa preocupação. E estamos tendo todo o apoio por parte da Câmara e do Senado", disse Bolsonaro.

Segundo o presidente, embaixadas do Brasil no exterior trabalham para auxiliar no retorno de brasileiros que não conseguem embarcar de volta, em razão de países que fecharam fronteiras ou limitaram voos.

Panelaço e manifestações

 

Ao abrir para perguntas de jornalistas, Bolsonaro foi questionado sobre o “panelaço” da noite desta terça-feira (18) e sobre outro que estaria sendo convocado para a noite desta quarta-feira.

G1.

Tópicos
Anúncio full