Menu
Brasil

Governo pede que Congresso reconheça calamidade pública

O estado de calamidade vai permitir ao governo gastar mais com saúde e com medidas econômicas para conter os efeitos da Covid-19.

Da Redação do Diamante Online

18/03/2020 às 10:45 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O governo decidiu decretar calamidade pública por conta do avanço do novo coronavírus. A medida precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional. A decisão do governo partiu do Ministério da Economia.

O estado de calamidade vai permitir ao governo gastar mais com saúde e com medidas econômicas para conter os efeitos da Covid-19.

Com a calamidade aprovada pelo Congresso, o governo não precisará cumprir as metas de resultado das contas públicas e nem bloquear recursos no Orçamento. A medida foi anunciada na noite nesta terça-feira e terá efeito até terá efeito até 31 de dezembro de 2020.

“Em virtude do monitoramento permanente da pandemia Covid-19, da necessidade de elevação dos gastos públicos para proteger a saúde e os empregos dos brasileiros e da perspectiva de queda de arrecadação, o governo federal solicitará ao Congresso Nacional o reconhecimento de Estado de Calamidade Pública. A medida terá efeito até 31 de dezembro de 2020”, diz nota do Palácio do Planalto.

O governo já havia calculado a necessidade de bloquear cerca de R$ 30 bilhões em gastos no Orçamento. Caso o Congresso aprove a calamidade até sexta-feira, não haverá bloqueio de gastos, como tradicionalmente ocorre em março.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou ao GLOBO que o governo “toma a decisão correta” ao solicitar ao Congresso o reconhecimento de Estado de Calamidade Pública.

— O Congresso, de forma urgente vai tramitá-lo e aprová-lo para que o governo tenha espaço fiscal para poder realizar os investimentos necessários para o enfrentamento dessa crise.

Maia disse também que sempre defendeu a ampliação dos gastos públicos como única saída para enfrentar a crise do novo coronavírus.

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) permite a suspensão das regras fiscais e da necessidade de bloqueio de gastos durante a calamidade pública. Decretar calamidade foi a opção que o governo encontrou para não bloquear recursos no Orçamento ao longo do ano, diante de uma forte queda na arrecadação.

Liberdade para descumprir meta
Com a calamidade pública decretada até o fim do ano, o governo deixará ser obrigado a cumprir a meta de resultado das contas públicas prevista para 2020, um rombo de R$ 124 bilhões. Na prática, poderá gastar o quanto julgar necessário para reduzir os danos do coronavírus.

“O governo federal reafirma seu compromisso com as reformas estruturais necessárias para a transformação do Estado brasileiro, para manutenção do teto de gastos como âncora de um regime fiscal que assegure a confiança e os investimentos para recuperação de nossa dinâmica de crescimento sustentável”, diz a nota.

O Globo

Tópicos
Anúncio full