Menu
Brasil

O que é a reforma administrativa e o que muda para os servidores públicos?

Guedes quer avaliar desempenho dos profissionais antes da efetivação.

Da Redação do Diamante Online

06/09/2020 às 14:29 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Caminho profissional de milhões de brasileiros, o serviço público pode passar por mudanças na estrutura das carreiras, estabilidade, salários e benefícios. Trata-se do que o mundo político e econômico conhece como reforma administrativa, conjunto de ideias legislativas cogitadas sob o argumento de frear o crescimento dos gastos públicos.

Até agora, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ainda não apresentou sua proposta ao Congresso, mas ao longo dos últimos meses foram dados indicativos dos pontos centrais da proposta por meio de declarações e notas oficiais.

Integrantes do governo falam em unificar carreiras, oferecer salários mais baixos nas posições iniciais, restringir a concessão da estabilidade e endurecer o sistema de gratificações, entre outras modificações.

Nas vezes em que falou publicamente sobre o assunto, Bolsonaro indicou que a intenção do governo, no entanto, não é mudar o que já vale para os cerca de 10 milhões de servidores contratados por poderes e esferas de governo. "A ideia é daqui para frente, para os futuros concursados não teriam estabilidade, essa é a ideia que está sendo estudada”, disse o presidente, em novembro.

Estabilidade

Na fala acima, Jair Bolsonaro fala em "não ter estabilidade", mas já surgiram sinalizações para alternativas mais moderadas.

Em fevereiro, o ministro Paulo Guedes defendeu a manutenção da estabilidade, mas com um aumento do prazo mínimo, que hoje é de três anos, para um intervalo que varie entre cinco e oito anos, a depender da carreira.

Guedes também quer um mecanismo de avaliação para analisar o desempenho dos profissionais antes da efetivação. "Estamos projetando um estado futuro com meritocracia", disse, na mesma oportunidade.

De um lado, há a argumentação de que a estabilidade impede a adoção de critérios de eficiência e o desligamento de servidores com mau desempenho.

Os defensores da estabilidade apontam que a razão de existência desse mecanismo é garantir que técnicos de carreira não estejam vulneráveis às pressões políticas.

CnnBrasil

Tópicos
Anúncio full