Menu
Brasil

Ministro trata como “erro” vacinação de crianças com doses irregulares na PB

Ministro visita município nesta segunda. De acordo com ele, pedido foi do presidente Jair Bolsonaro.

Da Redação do Diamante Online

17/01/2022 às 12:54 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Em visita a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Lucena, no Litoral Norte da Paraíba, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, avaliou como “erro” a vacinação de crianças com doses de adultos vencidas em Lucena, no Litoral Norte da Paraíba. Cerca de 60 garotos e garotas receberam a aplicação antes mesmo da liberação e distribuição do imunizante da Pfizer adequado aos municípios.

Segundo o paraibano, a meta agora é avaliar as crianças imunizadas irregularmente. “Primeiro lugar: a preocupação é com as crianças que receberam estas vacinas com a dosagem três vezes maior. Temos que fazer um monitoramento rigoroso para verificar a possível ocorrência de eventos adversos. Nós consideramos um erro vacinal. São 48 crianças e cabe as autoridades sanitárias locais e do estado fazer essa vigilância”, afirmou.

Ainda de acordo com o ministro, um dos eventos adversos possíveis com relação a aplicação é a miocardite. “Havendo qualquer tipo de repercussão, a principal e mais frequente complicação é a inflamação no coração chamada miocardia e também verificar a resposta imunológica a vacinação dessas crianças a essa vacina”.

Queiroga completou alegando que a visita ao município atende a um pedido do presidente Jair Bolsonaro após conhecimento do caso. “É questão de compromisso com a aplicação adequada”. Ele também destacou que as equipes devem ficar atentas ao frasco da vacina pediátrica – que é diferente, na cor laranja. Além disso, que as aplicações devem acontecer em pontos exclusivos para crianças e com profissionais preparados.

 

Portalt5

Anúncio full