Menu
Concursos

Alagoas cancela concursos da PM, Polícia Civil e Bombeiros

Decisão foi tomada após confirmação de fraudes nas provas dos três certames.

Da Redação do Diamante Online

29/10/2021 às 23:47 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O governo de Alagoas anunciou nesta sexta-feira (29) o cancelamento das etapas já realizadas dos concursos da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. O anúncio foi feito nesta manhã pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).

A decisão foi motivada, segundo explicou o secretário Fabrício Marques, pelas fraudes descobertas pela Polícia Civil na Operação Loki, que resultou na prisão de 12 pessoas nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Sergipe no último dia 21.

"Dada a extensão da fraude, os resultados preliminares da investigação em andamento deixaram clara a impossibilidade da plena identificação de todos que se beneficiaram com o crime, de forma que impede a exclusão apenas dos envolvidos no esquema, conforme preveem os itens 15.27 e 15.28 do edital", disse o secretário durante a leitura do comunicado divulgado pelo Governo do Estado.

Em outro trecho, o comunicado cita que ficou comprovado que os criminosos envolvidos no esquema atuaram nos três concursos da Segurança Pública.

"A investigação constatou atuação de um esquema nacional criminoso que estaria agindo contra a lisura não só das provas da Polícia Militar, mas também de outros dois certames, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros de Alagoas", afirmou.

Com essa decisão, novas datas serão definidas futuramente para que os candidatos possam refazer as provas dos três concursos. O secretário não deu detalhes sobre o pagamento das inscrições e eventual devolução dos valores no caso algum candidato decidir por não repetir as provas.

"O estado tomou a decisão pelo cancelamento das fases atuais e a gente vai retomar essas fases que já foram realizadas até agora. A decisão, já informada à Justiça, busca assegurar que apenas os candidatos que, de fato, possuem as qualificações necessárias ao ingresso no serviço público sejam os verdadeiros aprovados".

O concurso da Polícia Militar tinha sido suspenso no dia 15 de setembro para aguardar o andamento das investigações. Já os concursos da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros seguiram as demais etapas após a realização das provas objetivas.

Na última quarta-feira (27), foi divulgado no site do Cebraspe, organizadora dos três certames, a consulta individual aos gabaritos oficiais definitivos, aos cadernos de provas e à folha de resposta do concurso da Polícia Civil.

Já o concurso do Corpo de Bombeiros tinha previsão para divulgação do resultado provisório do TAF no dia 5 de novembro, com a convocação dos aprovados para as próximas etapas.

O caso começou a ser apurado depois que cinco candidatos foram presos em flagrante em Pernambuco no dia 29 de agosto, durante aplicação das provas do concurso da Polícia Civil de Alagoas. Essas pessoas utilizavam ponto eletrônico.

De acordo com a Polícia alagoana, quem chefiava o esquema de fraude nos concursos era o ex-policial militar alagoano Flávio Luciano Borges Nascimento. Ele foi expulso da corporação no dia 14 deste mês, após cometer o crime de deserção, quando o militar abandona o posto de serviço por oito dias seguidos.

A Operação Loki descobriu que integrantes da organização criminosa se inscreviam nos concursos e pegavam as provas. Outro grupo respondia as questões e passava as respostas corretas para os candidatos que pagaram pela aprovação.

Os delegados disseram que não há comprovação de que o gabarito foi vazado pela organizadora do certame.

G1 AL

Tópicos
Anúncio full