Menu
Concursos

Inscrições para os cursos do Programa Saúde com a Agente terminam nesta segunda (18)

Resultado será divulgado no dia 23 de maio no site da UFRGS, organizadora da seleção

Da Redação do Diamante Online

18/04/2022 às 13:00 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Termina nesta segunda-feira (18) o prazo para as inscrições nos cursos de Técnico em Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias (ACE) do Programa Saúde com Agente. O resultado final será divulgado no dia 23 de maio, pelo site da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

São ofertadas 200 mil vagas, sendo 138 mil para ACS e 62 mil para ACE, e, até agora, Bahia, Ceará, Roraima e Distrito Federal já alcançaram números significativos de inscritos. As aulas serão ministradas na modalidade Educação a Distância (EaD), por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Podem participar do processo seletivo todos os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias; os trabalhadores ativos do SUS, que exerçam atividade profissional nos municípios que aderiram ao Programa Saúde com Agente e que possuam formação de Nível Médio ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio ou matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio.

É importante lembrar que cada capacitação terá 1.275 horas/aula e será feita em dez meses. Além disso, os cursos também contarão com atividades presenciais e práticas que serão realizadas no local de trabalho do Agente de Saúde junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Portanto, o Agente de Saúde que for selecionado no processo seletivo deverá permanecer vinculado ao SUS durante todo o período de realização do curso, devendo informar imediatamente à coordenação a perda ou a alteração desse vínculo. A perda de vínculo do agente implicará no cancelamento de sua matrícula e, consequentemente, no desligamento do curso.

Inscreva-se!

Ministério da Saúde

Tópicos
Anúncio full