Menu
Diamante

Diamante volta a ter água nas torneiras na segunda-feira

Normalização vem depois da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)

Da Redação do Diamante Online

26/02/2016 às 12:46 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Há aproximadamente oito meses sem uma gota sequer de água nas torneiras, desde junho do ano passado, a população da cidade de Diamante, no Sertão paraibano, vai novamente contar com o abastecimento de água. A normalização acontecerá a partir da próxima segunda-feira, graças a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre a Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público (MPPB), a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).

Conforme o presidente da Aesa, João Fernandes, a retomada do abastecimento ocorrerá porque, graças às chuvas ocorridas nos últimos meses, a calha do rio Piancó acumulou um volume de água suficiente para voltar a atender a população. “Essas cidades estavam sendo abastecidas somente através de carros-pipa, então é com alegria que damos essa notícia à população”, destacou.

A retomada não impede, no entanto, que o abastecimento seja novamente interrompido caso ocorram mudanças de parâmetros de qualidade da água exigidos pela legislação. Conforme o TAC celebrado, a Cagepa se comprometeu a informar com 24 horas de antecedência à prefeitura de Diamante a interrupção do fornecimento em virtude dessa alteração.

De acordo com informações da diretoria de Operação e Manutenção da Cagepa, atualmente, por conta da estiagem e da condição de atendimento dos mananciais, 102 cidades em racionamento, 26 em colapso e 14 municípios estão em estado de alerta.

Jornal da Paraíba

Anúncio full