Menu
Diamante

MP quer saber se cores utilizadas pela prefeitura de Diamante fazem alusão ao partido da prefeita

O Portal quer saber a sua opinião. Qual a cor predominante no Brasão? O Amarelo ou o Vermelho?

Da Redação do Diamante Online

28/06/2018 às 22:46 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

(MP de Itaporanga)

A Promotoria de Justiça de Itaporanga ajuizou uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra a prefeita de Diamante, Carmelita de Lucena Mangueira, pelo fato de os prédios públicos do município terem sido pintados com as cores do partido da prefeita (PSDB), desde o início de sua gestão, em janeiro de 2017.

A ação requer a concessão de liminar para obrigar a prefeita a alterar imediatamente as cores de todos os prédios e espaços públicos que tenham juntas as cores azul e amarelo, devendo ser custeada pela própria prefeita, sem o uso de nenhuma verba pública. A pintura deverá observar as cores predominantes da bandeira e brasão do município.

(Gestão do MDB)

(Gestão do PSDB)

Conforme o promotor de Justiça Reynaldo Di Lorenzo Serpa Filho, foi constatado através de inspeção in loco que praticamente todos os prédios e espaços públicos de Diamante foram pintados pela prefeita nas cores azul e amarelo - as cores características do PSDB e da campanha eleitoral da aludida gestora no pleito de 2016.

Relembrando o passado

Assim como o Prefeito Hércules e a Prefeita Marcília Mangueira escolheram suas cores prediletas para extraírem do brasão do município de Diamante, a Prefeita Carmelita também escolheu.

(Gestão do MDB)

(Gestão do PSDB)

Para quem não se lembra, quando Hercules Mangueira (MDB), recebeu a prefeitura de Diamante pela primeira vez, em janeiro de 2005, das mãos do Prefeito Ernani Diniz, todos os órgãos e praças do município eram pintados com cores azuis, e em poucos dias do seu mandato, tudo foi banhado com as cores vermelha e branca, contidas no brasão do município, más que também pintam as cores do seu partido.

(Campanha Vermelha do MDB em Diamante)

Na gestão da Prefeita Marcília, as cores foram mantidas, visto que seu partido também era o MDB, e jamais ela voltaria às cores originais, azul.

Ao assumir a prefeitura, em janeiro de 2017, a Prefeita Carmelita resolveu retornar as cores originais que eram utilizadas pelo município, azul e amarelo, já que as duas cores compõem o brasão do município.

(Campanha amarela do PSDB de Diamante)

Agora, após a denúncia de um vereador da cidade, o Ministério Público ajuizou uma Ação Civil Pública para apurar se as cores utilizadas pela atual prefeita fazem promoção ao seu partido, já que sua campanha foi intitulada como “Amarela”, ou seja, a cor que também predomina no PSDB.

Indagação

O cidadão diamantense agora questiona se a campanha “vermelha” passou despercebida pelos seus 12 anos de gestão. E também se a cor vermelha foi extraída da tira lateral do brasão ou se fazia menção ao partido do gestor da época.

Vejam o brasão e a bandeira, tirem suas conclusões.

O Portal quer saber a sua opinião. Qual a cor predominante no Brasão? O Amarelo ou o Vermelho? E o azul aparece ou não da imagem oficial do município?

(Escudo também criado por Félix de Sá, suas cores também tem forte simbologia com a vida do município, a saber: As cores preta e vermelha que dão o contorno ao escudo fazem apologia ao NEGO da bandeira da Praíba, que também simboliza luto e sangue. Seu interior predomina a cor amarela que representa as riquezas naturais do município. O losando o Rio Piancó e a pecuária, destacando o bovino. As ramagens de milho à esquerda e de algodão à direita , representam a agricultura do município. A estrela entre as ramagens representa o Distrito de Vazante. A esquerda, a cor verde, amarela, azul e branca representam as cores da bandeira do Brasil e sua independência. O laço azul com o dia, mês e ano da emancipação política do município de Diamante - Extraído do livro, Diamante "Epopéia de uma época")

(Bandeira do Município de Diamante, idealizada pelo Artista Plástico Fernão Félix de Sá, em 1961. Suas cores têm os seguintes significados: A faixa vermelha representa as lutas sangrentas pela conquista da terra e sua independência. A Azul, o ceu do Sertão e a Branca, a simbologia da paz, que sobreposto o escuro com as armas brazônicas do município - Extraído do livro, Diamante "Epopéia de uma época")

Câmara Municipal utiliza a cor azul a pelo menos 10 anos.

(Cores predominantes na Câmara Municipal de Diamante)

Veja logo abaixo, o que diz o livro Diamante "Epopéia de Uma Época" escrito pelo Professor José Geraldo Ferreira Mendes 

Agora veja logo abaixo, o que diz o livro Diamante Bruno "História Política e Cultura no Sertão Paraibano" escrito pelo Professor Francisco José Pegado Abílio.

Diamante Online

Anúncio full