Menu
Diamante

Diamante comemora 59 anos de Emancipação Política; data gera debate

O 30 de dezembro possui lei específica municipal que decreta como feriado no calendário local.

Da Redação do Diamante Online

30/12/2020 às 18:27 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O município de Diamante, que segundo o último censo do índice Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em agosto de 2020, conta com uma população estimada em 6.528 habitantes, comemora nesta quarta-feira, 30 de dezembro, a sua Emancipação Política. De acordo com a Lei Estadual n° 2.655 de 1961, já são 59 anos de fundação.

De alguns anos pra cá, o debate é se a data comemorativa realmente deve ser dia 30, já que a lei foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia em que a mesma passou a ter vigência, que foi 21 de dezembro daquele ano.

Para o Professor diamantense Francisco Pegado “Titico” que pretende lançar a 3ª edição do livro “Diamante Bruto”, 30 de dezembro “é um erro histórico”. “A data correta é 21 de dezembro, conforme a assinada do então Governador Pedro Gondin”, disse. Ele ainda reforçou que só em 1973 foi confeccionada a bandeira do município e nela, foi considerada a data da inauguração da prefeitura, 30 de dezembro.

(Lei Estadual)

Já o Professor Geraldo Mendes, que também já escreveu um livro sobre a história de Diamante, este considera que a data comemorativa é 30 de dezembro. “Como dizem que é um erro, então já vem de longe”, comenta. Ele lembrou que hoje comemora-se o dia em que o primeiro prefeito interino foi empossado no município.

O 30 de dezembro possui lei específica municipal que decreta como feriado no calendário local.

Titico diz ainda que um documento municipal, caso exista, não altera em nada, já que há uma Lei maior instituindo o 21 de dezembro como fundação do município de Diamante.

O debate poderá ser ressuscitado pela nova legislatura 2021/2024 para que possa acabar com toda e qualquer controvérsia.

Diamante Online

Anúncio full