Menu
Educação

Universitários comemoram vitória em processo para inscrição no FIES para as FIP

O problema estava prejudicando estudantes que dependiam do financiamento para continuar os estudos nas FIP

Da Redação do Diamante Online

13/04/2016 às 10:52 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Depois de uma grande batalha envolvendo Ministério Público Federal (MPF), processo judicial, além de muita mobilização por parte de estudantes universitários que não conseguiram completar o cadastramento junto ao Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (FIES) para pagar seus cursos nas Faculdades Integradas de Patos (FIP), o caso teve final feliz.

A estudante do Curso de Direito das FIP, Tamar Araújo, uma das enfrentantes da mobilização, disse que conseguiu, finalmente, terminar o cadastro junto ao site do Ministério da Educação para garantir o seu FIES. “Nós procuramos o Ministério Público Federal e o Procurador tentou resolver administrativamente, mas não obteve êxito. Ele entrou com uma Ação Civil Pública com pedido de liminar e nós contratamos um advogado também que entrou com mandado de segurança com pedido de liminar. Após 15 dias o juiz Dr. Tiago extinguiu o mandado de segurança e deferiu a Ação Civil Pública, pois entendeu que Ação Civil beneficiaria mais pessoas. Então 294 pessoas foram beneficiadas”, relatou Tamar.

De acordo ainda com Tamar, só após a mobilização e a intervenção da justiça se conseguiu reabrir o site do Ministério da Educação para cadastro do FIES. O problema estava prejudicando estudantes que dependiam do financiamento para continuar os estudos nas FIP, pois muitos destes universitários não podiam pagar mensalidade com recursos próprios e as suas famílias estavam desesperadas com a dificuldade para finalizar o processo junto ao Ministério da Educação.

Dos 311 universitários que aguardavam a decisão, 294 obtiveram êxito, pois os restantes estavam em cursos que havia restrição para receber a mensalidade através do FIES. Tamar lamentou a situação e comentou que existe uma insegurança com relação à continuidade do programa FIES devido a cortes orçamentários do Governo Federal.

PatosOnline

Tópicos
Anúncio full