Menu
Educação

Três estudantes da UFPB concorrem a prêmio nacional de iniciação científica e tecnológica

Todos obtiveram o 1º lugar em suas áreas no ENIC 2020,

Da Redação do Diamante Online

15/04/2021 às 12:01 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Três alunos de graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estão concorrendo ao 18º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica – 2021, para contemplar bolsistas dos Programas de Iniciação Científica/Tecnológica em instituições de ensino superior brasileiras. Eles foram selecionados pela Coordenação Geral de Programas Acadêmicos e de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) da UFPB, entre os 18 melhores estudantes premiados na última edição do Encontro de Iniciação científica da UFPB (ENIC), realizada de forma virtual em outubro de 2020.

Os alunos Eduardo Henrique Lima Batista, do curso de Medicina, e Iana Vitoria de Souza Oliveira, do curso de Farmácia, foram indicados para representar a Universidade como bolsistas do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica). Já o estudante Maycon Fagner de Oliveira Meneses, do curso de Engenharia de Energias Renováveis, vai concorrer como bolsista do PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação).

Segundo a coordenadora de Programas Acadêmicos e de Iniciação Científica, Profa. Fátima Vanderlei, uma triagem selecionou os nomes indicados pela Universidade, todos obtiveram o 1º lugar em suas áreas no ENIC 2020, e possuem os melhores Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA), não têm reprovação em seus históricos, além de terem publicações científicas nas respectivas áreas.

Na 18ª edição do prêmio do CNPQ, serão contemplados até seis bolsistas de Iniciação Científica/ Tecnológica, premiações distribuídas nas seguintes grandes áreas: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

A premiação inclui, para cada agraciado, um valor de R$ 7 mil; uma bolsa de mestrado ou de doutorado no país; e uma passagem aérea e hospedagem para participação na 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá em julho de 2021. Os orientadores e coorientadores dos bolsistas agraciados receberão certificados.

O resultado da premiação será publicado pelo CNPq até o dia 15 de junho. O regulamento para participação e demais informações estão disponíveis no site da premiação.

UFPB

Anúncio full