Menu
Educação

UFPB publica edital do processo seletivo 2021 para cursos de graduação em música

Estão sendo oferecidas 80 vagas, sendo 40 para bacharelado e 40 para licenciatura

Da Redação do Diamante Online

25/05/2021 às 11:43 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-reitoria de Graduação, publicou, nesta segunda-feira (24), o edital do processo seletivo de conhecimento específico (PSCE) 2021 para os cursos de graduação em música. Estão sendo oferecidas 80 vagas, sendo 40 para bacharelado e 40 para licenciatura, com metade das vagas para ampla concorrência e metade preenchida por meio do sistema de cotas.

Podem concorrer candidatos que já concluíram o ensino médio e tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em, pelo menos, um dos últimos três anos (2020, 2019 e 2018). As inscrições ocorrem de 1º a 7 de junho, por meio do endereço eletrônico disponibilizado no edital publicado na página da PRG.

A Pró-reitora de Graduação da UFPB, professora Silvana Maciel, explicou que os cursos de bacharelado e locenciatura em música não estão inseridos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em virtude da necessidade de prova prática. Dessa forma, o PSCE é obrigatório para os candidatos interessados em uma vaga nessas graduações.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 85,93 e o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) deve ser realizado até o dia 8 de junho, nas agências do Banco do Brasil. Estão isentos de pagamento da taxa aqueles que concluíram o ensino em escola da rede pública e os candidatos que comprovarem hipossuficiência de recursos financeiros, de acordo com o edital do PSCE 2021.


A primeira etapa da seleção consistirá no Exame de Fundamentos de Teoria e Percepção Musical, que ocorrerá no dia 23 de junho, para o bacharelado em práticas interpretativas (instrumento ou canto e regência) e composição e para a licenciatura em música.

O envio de vídeos para o Exame de Performance Instrumental, Vocal ou de Regência, para o bacharelado em práticas interpretativas e licenciatura em música, bem como o envio online do portfólio individual para a habilitação em composição musical, deverá ser realizado até o dia 28 de junho.

A classificação dos candidatos levará em conta a média obtida na prova do Enem e a nota obtida da prova de conhecimento específico, que ocorrerá de forma remota. O resultado final da seleção será divulgado no dia 19 de julho e a segunda etapa do processo seletivo, o cadastramento dos aprovados, ocorrerá nos dias 26 e 27 de julho.

G1.

Anúncio full