Menu
Entretenimento

Fotógrafos trazem vista de exterior para dentro de casa em ensaio

A ideia do ensaio "Obs-cu-ra" veio de Bruno Alencastro.

Da Redação do Diamante Online

23/05/2020 às 14:16 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Um ensaio fotográfico diferente motivou 13 fotógrafos a produzirem retratos da vida durante a pandemia da covid-19, usando um princípio antigo para projetar dentro de casa a vista do exterior.

A ideia do ensaio "Obs-cu-ra" veio de Bruno Alencastro, que viu na quarentena um momento oportuno para usar o princípio da "camera obscura" e fundir o exterior e o interior em uma série de retratos. "Nos dias de hoje, a janela passa a representar a fronteira e o abismo entre o mundo exterior e o interior. A liberdade e o confinamento", afirma Bruno.

Bruno isolou completamente as entradas de luzes do apartamento onde mora no 4º andar de um prédio em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, e fez um primeiro teste. "Até meu cachorro ficou parado por 4 segundos para que eu conseguisse uma exposição equilibrada entre o escuro da minha sala e a projeção do mundo lá fora!", brinca.

Conseguida a primeira imagem, ele decidiu convidar outros fotógrafos do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina para integrarem o ensaio.

"A partir de videochamadas e conversas pelo WhatsApp, eu fui dando dicas para eles de como chegar ao melhor resultado técnico e também do que eu gostaria que cada fotografia retratasse. Um deles estava de aniversário, então sugeri que ele segurasse uma vela para simbolizar essa situação inédita na sua vida: passar um aniversário sozinho", conta o idealizador.

A pedido do G1, Bruno deu dicas de como fazer sua própria camera obscura usando a janela de casa. Veja após a galeria.

 

G1.

Anúncio full