Menu
Entretenimento

Elba reflete sobre o São João virtual: “Vivemos um junho diferente”

Festa virtual tem a intenção de arrecadar doações para famílias afetadas

Da Redação do Diamante Online

03/06/2020 às 14:39 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A cantora Elba Ramalho confirmou sua participação no dia 23 de uma live promovida por Campina Grande para comemorar o São João virtual. Ela refletiu, em declarações a “O Estado de S. Paulo”, que vive um junho diferente. Com sua imagem praticamente misturada à das festas populares do meio do ano, afirma: “Estarei num outro tipo de estrada e, quem sabe, atingindo mais gente ainda”. Elba também anunciou participação no São João Caruaru Solidário. É a festa online idealizada pela prefeita Raquel Lyra, de Caruaru, Pernambuco, para ajudar, de forma solidária, quem tira seu sustento da temporada junina.

Em Caruaru, a programação junina tradicional foi cancelada devido à proibição de aglomerações como consequência da pandemia do novo coronavírus. Mas a prefeitura irá divulgar o São João Solidário em todas as plataformas locais e órgãos de imprensa. Além disso, diversos parceiros serão responsáveis por arrecadar as doações que serão destinadas às famílias que perderam renda sem o São João tradicional. Ao todo, mais de 18 mil trabalhadores estão envolvidos no São João de Caruaru. Não está confirmado se Elba e outros artistas farão live para promover o evento na cidade pernambucana, cuja população sempre a prestigiou.

A cidade paraibana de Campina Grande, dona de uma das principais festas juninas do País, adiou o evento para outubro, em vez de cancelar, como ocorreu em outros municípios que geralmente realizam festejos em junho. Elba Ramalho comentou a situação: “É muito difícil sob todos os aspectos. O Nordeste vive e respira São João, mas a pandemia é maior que tudo no momento. Vou fazer o meu São João do jeito que for possível e vou tentar compartilhar ao máximo. As nossas vidas mudaram, o mundo está mudando e a festa vai ter de mudar”. Uma matéria do “Estadão” revela que celebrações juninas não estão previstas neste mês, mas a animação na quarentena estará garantida com o bolo de milho e o quentão. “Não apenas quem faz os eventos todo ano tem de se adaptar à realidade atual. O público também vai aprender a dançar em um novo arraial: o virtual”.

A festa virtual de Campina Grande, assim como a promovida por Mossoró, Rio Grande do Norte, tem a intenção de arrecadar doações para as famílias afetadas pelo cancelamento dos eventos, fundamentais para a economia dos dois municípios. “O nordestino passou por muitas dificuldades, mas é alegre. Sempre faz acontecer, mesmo nas dificuldades. Teremos um mês atípico, mas com muita esperança, em que as famílias irão se reunir, com culinária à base de milho, em volta das mesas para ver as lives dos artistas”, diz Rosália Lucas, secretária de Turismo de Campina Grande. No Parque do Povo, na Rainha da Borborema, espaço que concentra as atrações, foi registrada a entrada de 1,8 milhão de visitantes em 2019. Na cidade, circularam em torno de 2,5 milhões de pessoas. Marília Mendonça, que esteve na festa de Caruaru em 2019, afirmou ao “Estadão”: – São festas tradicionais e que estão sempre na minha agenda. Eu tenho um carinho muito especial pelo Norte e Nordeste. Foi lá que a minha carreira começou de verdade e só depois fui para outras regiões do país. Sou muito grata ao povo nordestino”. Na Bahia, o São João foi cancelado em todas as cidades. No fim de abril, o governador Rui Costa decretou o mês sem festa para tentar conter a contaminação pelo coronavírus.

Nonato Guedes

Anúncio full