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Esportes

Novo sistema classificatório da F1 só deve vigorar a partir do GP da Espanha

Software que controlará tempos não ficará pronto a tempo do início da temporada

Da Redação do Diamante Online

27/02/2016 às 12:49 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Divulgado na última quarta-feira, o novo sistema classificatório da Fórmula 1 terá o início de sua implementação adiado. Antes previsto para estrear no primeiro GP da temporada, na Austrália, o novo modelo só deverá ser utilizado a partir do GP da Espanha, no dia 15 de maio. O atraso se deve a um problema no desenvolvimento do software que controlará os tempos dos pilotos.

O novo formato lembra o modo “elimination” (eliminação) de alguns jogos de videogames, em que os pilotos mais lentos vão sendo eliminados em um determinado período de tempo. A medida visa deixar a classificação mais dinâmica, “obrigando” os pilotos a darem o máximo a todo momento e não só quando ao final do treino. O treino inteiro (com intervalos entre o Q1,Q2 e Q3) ainda teria uma hora de duração, mas funcionaria basicamente com eliminações a cada intervalo de 1m30 até que sobrasse na pista apenas o pole position.

A notícia do adiamento foi dada pelo dono dos direitos comerciais da categoria, Bernie Ecclestone, em entrevista ao jornal britânico “The Independent”.

  • A nova classificação não vai acontecer agora porque não teremos tudo pronto a tempo. Deveria ser já no começo deste ano, mas não conseguiremos ter o programa a tempo, então as mudanças provavelmente ocorrerão na Espanha. Na Austrália teremos o qualifying antigo. Todo o software precisa ser escrito, então não é algo simples – explicou.

Ecclestone, pessoalmente, é contrário à mudança, mas foi derrotado em votação envolvendo as equipes e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Para o chefão, o sistema antigo deveria ser mantido. Para tornar a modalidade mais competitiva, o britânico acredita que a solução seria a adoção de uma espécie de “grid invertido”, que obrigaria os pilotos mais rápidos a lutarem por posições ao longo das provas.

  • - Eu queria uma coisa muito simples. Queria o qualifying do jeito que é, porque é bom, e então se um cara está na pole e venceu a última corrida, ele recebe a adição de tantos segundos a seu tempo que ele precisa lutar pela pista até chegar à liderança, o que ele alcançaria no fim. Seria uma corrida emocionante enquanto ele faz isso.

ENTENDA O PASSO A PASSO DO NOVO SISTEMA

  • A primeira etapa do treino teria duração de 16 minutos
  • Com sete minutos de Q1, o piloto mais lento seria eliminado. A partir daí, a cada 1m30s o piloto mais lento seria eliminado até o fim do Q1.
  • Com sete pilotos fora ao final do Q1, 15 prosseguem para o Q2
  • A segunda etapa do treino teria duração de 15 minutos
  • Com seis minutos de Q2, o piloto mais lento seria eliminado. A partir daí, a cada 1m30s o piloto mais lento seria eliminado até o fim do Q2.
  • Com sete pilotos eliminados ao final do Q2, oito prosseguem para o Q3
  • A terceira etapa do treino teria 14 minutos
  • Com cinco minutos de Q3, o piloto mais lento seria eliminado. A partir daí, a cada 1m30s o piloto mais lento seria eliminado até o fim do Q3.
  • Sobrariam dois pilotos no último 1m30s para disputar a pole

Globo Esporte

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