Menu
Esportes

Filipe Luís realiza sonho na cidade que quase o tirou da Copa

A Seleção está de folga nesta quinta-feira, e voltará aos treinamentos na sexta à tarde para iniciar a preparação antes das oitavas de final. O duelo com o México será na segunda-feira, em Samara, às 11h (horário de Brasília).

Da Redação do Diamante Online

29/06/2018 às 14:14 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O sonho de estrear na Copa do Mundo durou quase nove anos. Desde que estreou na seleção brasileira, Filipe Luís, lesionado em 2010 e preterido em 2014, perseguia o momento de entrar em campo no torneio mais importante de todos, e, ironia do destino, isso aconteceu na mesma cidade em que tudo quase se tornou um pesadelo há pouco mais de três meses.

Substituto de Marcelo, que saiu com dores na região lombar logo no início da vitória por 2 a 0 sobre a Sérvia, o lateral-esquerdo estreou na Copa na mesma Moscou em que quebrou a perna no dia 15 de março, durante goleada do seu Atlético de Madrid por 5 a 1 sobre o Lokomotiv, pela Liga Europa.

A lesão sofrida na fíbula da perna esquerda – e recuperada em tempo recorde – não é a única conexão de Filipe Luís com a Rússia. Um dos passatempos favoritos do jogador, sobretudo durante a concentração, é jogar xadrez. Virtualmente, porque não é simples encontrar adversários na Seleção.

– O xadrez está sempre presente no meu dia a dia, sou competitivo e gosto muito – empolga-se o lateral, que também consegue fazer uma analogia entre sua posição no campo e as estratégias do tabuleiro.

– Estou sempre atacando e defendendo. Às vezes tenho que atacar marcando, defender atacando, sempre olhando onde está meu ponta para marcar. No xadrez você precisa sempre estar atento ao ataque do adversário, pensar no que ele está pensando. Isso eu penso bastante. E o nível de concentração é importantíssimo. Se não estiver concentrado no xadrez, você perde, e na Seleção também somos assim.

Uma das principais razões para Tite apostar na recuperação da lesão de Filipe Luís e levá-lo à Copa do Mundo, mesmo com a boa temporada do concorrente Alex Sandro, foi justamente essa competitividade. O ódio pela derrota é demonstrado no xadrez, em campo, até nos treinos, e isso, na visão da comissão técnica, eleva o nível das atividades.

Para as oitavas de final, contra o México, é possível que o titular Marcelo se recupere em tempo de atuar. Ele fez mais fisioterapia na manhã desta quinta-feira, já em Sochi, na concentração da Seleção, mas, embora seja uma peça importantíssima na engrenagem do lado esquerdo, a comissão técnica ficará tranquila se precisar escalar Filipe Luís.

– Sei que suprir quando o Marcelo é praticamente impossível, pela qualidade que ele tem, mas a nossa missão é fazer com que o time não note. Sabemos da importância dele e de todos os jogadores, eles se conhecem há muito tempo, mas temos que estar preparados. O Fagner teve que entrar, o Fernandinho em outros momentos, e isso é o mais importante – disse o camisa 6.

A Seleção está de folga nesta quinta-feira, e voltará aos treinamentos na sexta à tarde para iniciar a preparação antes das oitavas de final. O duelo com o México será na segunda-feira, em Samara, às 11h (horário de Brasília).

Por GE

Tópicos
Anúncio full