Menu
Esportes

Campeonato Paraibano terá "Clássico do Sertão em 2019

Em 2012, último ano em que os times patoenses se enfrentaram pela Primeira Divisão da Paraíba

Da Redação do Diamante Online

08/12/2018 às 15:06 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O verdadeiro Clássico do Sertão estará de volta ao futebol paraibano na próxima temporada. Garantidos na elite, Esporte e Nacional de Patos vão se enfrentar no Campeonato Estadual 2019, só que para fazer uma prévia e matar essa saudade que já dura sete anos, os dois times farão uma ‘prévia’ no dia 6 de janeiro, no estádio José Cavalcanti.

A informação foi confirmada pelas diretorias dos dois times e servirá como preparação, já que os times estão em ritmo de pré-temporada. A partida também deve marcar a reabertura do José Cavalcanti, pois a praça esportiva foi fechada temporariamente pela secretaria de Esportes de Patos para reparos no gramado, que já foi considerado um dos melhores do Brasil.

Em 2012, último ano em que os times patoenses se enfrentaram pela Primeira Divisão da Paraíba, o Esporte não teve sucesso e acabou sendo rebaixado ao lado do Flamengo Paraibano. O Nacional acabou na sexta posição. Nos dois jogos disputados na competição, o Verdão Maravilha levou a melhor e derrotou o Patinho Terror do Sertão com placares de 2 x 1 e 3 x 2, respectivamente.

Com o Esporte na Segunda Divisão, em 2013, o Nacional representou Patos sozinho e por muito pouco não foi rebaixado. Como permaneceu e o seu arquirrival acabou sendo campeão e retornou à elite. Em 2014, uma decisão conjunta entre as diretorias fez com que os times não disputassem o Paraibano alegando problemas financeiros.

Por causa disso, em 2015, nenhum patoense disputou o Paraibano da Primeira Divisão, mas Esporte e Nacional no segundo semestre jogaram a Segundona, com o primeiro sendo campeão e o segundo, eliminado nos pênaltis pelo Paraíba de Cajazeiras, na fase do mata-mata. No ano seguinte o Esporte retornou à elite, mas novamente foi rebaixado.

Em 2017, foi a vez do Nacional ser campeão da Segunda Divisão, sob o comando do técnico Marcos Nascimento, que este ano repetiu o feito com o Esporte. Ainda em 2018, o Naça jogou e permaneceu na Primeira Divisão.

Correio da Praíba

Anúncio full