Menu
Esportes

UEFA derruba impasse e Mundial de Clubes da Fifa poderá ter 48 times em 2029

Órgão que gere o futebol europeu havia se oposto à ampliação do torneio por temer uma possível desvalorização da Liga dos Campeões.

Por Redação

20/02/2026 às 14:14

Troféu do Mundial de Clubes - Luke Hales/Getty Images

Troféu do Mundial de Clubes (Foto: Luke Hales/Getty Images)

O próximo Mundial de Clubes da Fifa poderá ter não apenas 32, mas 48 clubes em sua próxima edição. O aumento na quantidade de equipes participantes passou a ser considerada uma realidade próxima após a UEFA, órgão que gere o futebol europeu, firmar apoio à expansão do campeonato.

O formato maior, com 48 times, estava nos planos da Fifa já para a primeira edição do Mundial, realizado em 2025 nos Estados Unidos. No entanto, a entidade máxima do futebol recuou para 32 times após a UEFA barrar a proposta, por temer uma possível desvalorização da Liga dos Campeões.

Segundo publicado pelo The Guardian, a entidade europeia acatou o formato expandido após a Fifa garantir que o Mundial de Clubes acontecerá a cada quatro anos ao invés de dois, como proposto anteriormente. 

Os clubes europeus serão os principais beneficiados com a expansão do Mundial de Clubes, passando de 12 para 16 classificados para a próxima edição do torneio, que acontece em 2029.

A publicação avaliou, ainda, que o acordo é visto como uma melhora nas relações entre Gianni Infantino e Aleksander Ceferin, presidentes da Fifa e da UEFA, respectivamente. 

Em 2025, o Chelsea, da Inglaterra, embolsou quase R$ 600 milhões em premiações com o título do Mundial de Clubes da Fifa, o que levou a fontes ligadas à UEFA considerarem que a maior participação de europeus no torneio poderá provocar desequilibrio financeiro na Liga dos Campeões.

Terra

Anúncio full