Menu
Geral

Apple está vendendo menos iPhones do que previa

A empresa está vendendo menos iPhones, entre outros motivos, por causa de sua política de cobrar o maior preço possível pelo produto, estratégia adotada para manter em constante crescimento suas margens de lucro.

Da Redação do Diamante Online

27/01/2016 às 22:33 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A Apple divulgou vendas de iPhone abaixo do esperado no último trimestre, em um momento em que a companhia começa a sentir os efeitos da desaceleração da economia no mercado chinês. Foram 74,8 milhões de iPhones vendidos nos três meses encerrados em 26 de dezembro. Foi o primeiro trimestre completo de comercialização do iPhone 6S e 6S Plus. O crescimento de 0,4% foi o mais lento desde que o produto foi lançado em 2007.

A empresa está vendendo menos iPhones, entre outros motivos, por causa de sua política de cobrar o maior preço possível pelo produto, estratégia adotada para manter em constante crescimento suas margens de lucro. A constatação foi feita nesta terça-feira pelo próprio Tim Cook, principal executivo (ou CEO, na sigla em inglês) da empresa, em conferência com investidores.

No trimestre encerrado em 26 de dezembro, o preço médio de venda do iPhone subiu 4 dólares, passando de 687 dólares para 691 dólares (quase 2.800 reais, segundo o câmbio atual).

Publicidade

O lucro da companhia no trimestre cresceu 1,9%, para 18,4 bilhões de dólares. Trata-se do maior lucro já registrado por uma empresa em um só trimestre. Nos últimos meses, analistas temiam que as vendas da Apple na China, um de seus dois principais mercados, iriam vacilar em meio a uma maior desaceleração da economia. As vendas de fato foram menores que o esperado, mas, por ora, como se vê, o lucro não foi afetado.

As vendas de iPhones ficaram abaixo das expectativas de analistas, de 75,5 milhões, de acordo com a empresa de pesquisa FactSet StreetAccount. Ainda assim, as receitas cresceram 1,7%, para 75,87 bilhões de dólares, também um recorde para a companhia.

Veja

Anúncio full