Menu
Geral

Paraíba é o 5º no Nordeste em mortes por choque elétrico

Acidentes envolvendo postes, árvores e placas são a principal causa, contudo, podem ser evitados com ações preventivas, como não verificar se há fios presos nelas.

Da Redação do Diamante Online

17/04/2016 às 15:53 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Um choque elétrico sempre assusta e causa formigamento, mas quando é intenso pode ser fatal. Alguns casos de mortes são consequência de acidentes fora de casa com fio partido na rua e contato com poste, árvores ou grade metálica. Somente no ano passado, segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), ocorreram 27 mortes por choque elétrico na Paraíba.

Em rede aérea como postes, árvores, placa, pelo menos 11 pessoas morreram, entre elas um comerciante, que se encostou em um fio solto de um palco instalado para as comemorações do Carnaval de 2015 na cidade de São José de Princesa, no Sertão.

Esses números chamam atenção porque colocam o Estado em 5º lugar em número de mortes por choque elétrico no Nordeste. A Paraíba só perde para Bahia (66), Pernambuco (48), Ceará (37), Maranhão (33). Segundo a Abracopel, as principais causas desses acidentes estão relacionadas a rede aérea (11), em residências (7), em áreas rurais externas (5), em praças/ruas (2) e em comércios/indústrias (2).

Nesse tipo de situação o Corpo de Bombeiros alerta dentro de casa ou na rua as pessoas precisam tomar bastante cuidado, e se detectar alguma irregularidade é importante procurar um especialista ou entrar em contato com a empresa que fornece energia e nunca tentar resolver o problema sozinha.

Segundo a Energisa, responsável pelo fornecimento de energia no Estado, o órgão realiza inspeções periódicas preventivas nas redes de distribuição, com o propósito de evitar interrupção de energia e também acidentes. Cerca de 35 equipes ligadas ao Departamento de Manutenção da Distribuição da Energisa realizam as inspeções, com o apoio das equipes do Departamento de Operação. A população também pode ajudar por meio do telefone (0800-0230196).

O engenheiro eletricista, Edson Guedes da Costa, ressaltou afirmando que nas ruas, há sempre o risco dos fios tocarem em galhos de árvore e esse contato pode aumentar o risco de acidentes, podendo em alguns casos ser fatal, principalmente se os galhos da árvore estiverem molhados ou verdes, pois são bons condutores de eletricidade. “Os transeuntes devem sempre observar se os galhos de árvores estão tocando ou com possibilidade de tocar na rede elétrica e comunicar o mais rápido possível à Energisa. É preciso evitar o contato com as árvores que se encontram abaixo das linhas de alta-tensão, principalmente em dias de chuvas”, enfatizou.

Jornal da Paraíba

Anúncio full