Menu
Geral

Paraíba é inserida no projeto Fiscalize Agora

Ferramenta conta com uma interface intuitiva e permite a interação com gastos públicos

Da Redação do Diamante Online

27/04/2016 às 16:20 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O cidadão paraibano já conta com mais um recurso para acompanhar os gastos públicos de seu município. Trata-se do portal Fiscalize Agora (http://www.fiscalizeagora.org), uma ferramenta de controle social que conta com uma interface intuitiva e permite a interação com os gastos públicos de Minas Gerais, São Paulo e Ceará e, a partir de agora, Paraíba.

Engajar-se por meio do site é simples, basta fazer o login com o mesmo cadastro do Facebook, buscar os gastos públicos de acordo com os critérios disponíveis nos filtros, analisar os dados apresentados e “concordar”, “discordar”, “comentar” ou “compartilhar” as informações nas redes sociais.

Os gastos apresentados são coletados periodicamente no Portal da Cidadania do Tribunal de Contas do Estado Paraíba, que oferece os dados em formato aberto dos municípios enviados ao sistema SAGRES; assim, o Tribunal convida a sociedade a participar e contribuir nas formas de fiscalização. Como afirma o Conselheiro do TCE-PB, Fernando Catão: “é necessário que os cidadãos participem da fiscalização acompanhando de perto os gastos públicos. Isto é possível e factível, por isso incentivamos e fomentamos a inovação nos métodos de fiscalização que nos aproxime da população em geral”.

O projeto Fiscalize Agora surgiu diante da necessidade de fomentar a participação da sociedade na fiscalização dos gastos públicos. A ausência da sociedade civil na fiscalização abre precedentes para que interesses privados prevaleçam sobre os coletivos. “Percebemos que existe uma falta de diálogo entre os órgãos públicos e a população, sendo que esta ponte é essencial para a melhor gestão dos recursos”, afirma Matheus Moreira, coidealizador do Fiscalize Agora.

São mais de 1 milhão de registros de empenhos por ano, totalizando mais de 7 bilhões de reais. A destinação destes recursos influencia diretamente a vida de todos os cidadãos, sendo imprescindível a participação destes na fiscalização: “A população precisa participar mais para exigir melhor gestão dos recursos pelos governantes e para ter serviços de qualidade. Quando muitas pessoas trabalham em prol de um objetivo, juntas, elas conseguem grandes resultados. E o cidadão, por conhecer de perto sua cidade, é a pessoa mais capacitada para avaliar se os gastos foram coerentes ou não”, explica Marcos Rabelo coidealizador do Fiscalize Agora.

O projeto busca apoios e almeja melhorar mais os recursos de análises de dados e a disponibilização dos gastos de todos os municípios do Brasil, promovendo assim o controle social e a consciência de que o que é público é de todos e deve ser acompanhado, como completa Matheus: “O intuito é, aos poucos, motivar o registro de denúncias aos órgãos de controle interno e externo; pautar notícias nos meios de comunicação; solicitar esclarecimentos aos responsáveis pelos gastos; conscientizar a população na hora do voto e, principalmente, mostrar para todos que é possível ajudar a melhorar o país. Para isso, uma das formas é participarmos mais efetivamente das questões públicas”.

Mais informações:

www.fiscalizeagora.org

www.facebook.com/fiscalizeagora

Paraíba Total

Anúncio full