Menu
Geral

Saiba quais são os erros de português mais comuns e como evitá-los

Tutores mostra como não cometer erros gramaticais e se dar bem com a língua portuguesa

Da Redação do Diamante Online

20/05/2016 às 19:36 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Comemoramos em 21 de maio (próximo sábado), o Dia da Língua Nacional. A data é uma maneira de valorizar a língua falada em seu País de origem. Predominante no Brasil, a língua portuguesa, introduzida no século 16 com a colonização portuguesa, ainda é considerada por algumas pessoas uma das mais difíceis do mundo. Adotado oficialmente por oito países – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, além de Macau, o português é a oitava língua mais falada no mundo. E mesmo assim seu uso ainda causa dúvidas e confusões.

“Um erro de português pode não passar despercebido e arruinar qualquer texto ou frase. Vícios de linguagem, escrever como se fala, derivações de palavras que não existem, expressões e concordâncias verbais erradas, o uso errado do plural, da crase e da vírgula, além das conjugações, pronomes e verbos, são frequentes entre as pessoas”, comenta Caroline Baltazar, supervisora de franquia da Tutores - franquia de educação complementar voltada para o reforço escolar multidisciplinar.

Para que nossa língua não se torne nosso maior inimigo, a Tutores lista os erros mais comuns cometidos pelas pessoas, dá dicas de como evitá-los e explica como aperfeiçoar cada vez mais o nosso idioma.

Confira abaixo.

· Agente ou a gente - Agente é a profissão de alguém. A gente se refere a um conjunto de pessoas, à população, humanidade, povo.

· Mais ou mas – Mais é advérbio de intensidade e transmite noção de acréscimo, adição. Mas é uma palavra usada principalmente como conjunção adversativa, sinônimo de porém, contudo e todavia.

· Menas ou menos - Menas não existe. Menos é uma palavra uniforme e invariável e deve ser utilizada sempre para se referir a alguém ou alguma coisa em menor número, em menor quantidade, numa posição inferior.

· De apé ou a pé - A forma correta de escrita da locução é “a pé”.

· Meia ou Meio – No sentido de “um pouco”, é invariável. O meia pode ser utilizado apenas no sentido de metade do horário. Por exemplo: meio-dia e meia.

· Seje ou Seja – Seja é a forma correta de escrita da palavra. A palavra seje não existe.

· Perca ou perda - Perda é o substantivo que corresponde ao verbo “perder” no sentido de se privar de algo ou de alguém. Perca: é uma forma verbal do verbo “perder”, a qual pode estar na primeira ou terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo ou ainda na terceira pessoa do singular do imperativo.

· A domicílio ou em domicílio – O “entrega em domicílio” é utilizado quando é possível substituir por “no”, pois a entrega será feita no (em+o) domicílio de uma pessoa. Por exemplo Fazem-se unhas em domicílio. Já o “a domicílio” quando pode ser substituído por, por exemplo, “até a casa”. Não precisamos nos preocupar, eles trazem a pizza a domicílio. Esta entrega deverá ser conduzida a domicílio.

· Para mim ou para eu – A expressão “para eu” deve ser utilizada quando assume a função de sujeito na oração. Já a “para mim” quando assume a função de objeto indireto. Por exemplo: Veja se tem alguma coisa para eu fazer e Você fez isso para mim?

· Em baixo ou embaixo – Embaixo deve ser empregado como sinônimo de abaixo, debaixo, ou seja, de posição inferior. Já em baixo deve ser utilizado para caracterizar algo. Por exemplo: O garoto sempre falou em baixo tom de voz.

· Meio dia e meio ou meio dia e meia - A forma correta de escrita da expressão é meio-dia e meia.

· Aluga-se casas ou alugam-se casas – Uma dica fácil é: Inverta a ordem das frases e veja como fica escrito corretamente: Aluga-se casas = Casas é alugada ou Alugam-se casas = Casas são alugadas. Portanto o correto é alugam-se casas.

· Fazem dois dias ou faz dois dias – O verbo fazer quando faz referência à um fenômeno atmosférico, deve ser utilizado no singular, portanto a maneira correta é “faz dois dias”.

· Houveram modificações ou houve modificações – A forma conjugada houveram tem uma utilização muito reduzida e o verbo haver, enquanto verbo impessoal, com sentido de existir, é conjugado apenas na 3ª pessoa do singular (houve), independentemente da restante frase estar no plural ou no singular. O correto neste caso então é “houve modificações”.

· Daqui a pouco ou Daqui há pouco – “Daqui a pouco" é para indicar uma ação que ainda vai acontecer. Já a expressão "há pouco” se refere a uma ação que já aconteceu. Então o correto é “Daqui a pouco”.

· Entre eu e você ou entre mim e você - o correto é “Entre mim e você”, pois após a preposição usa-se pronome pessoal do caso oblíquo. Já quando o pronome “mim” estiver exercendo o papel de sujeito da segunda oração: Preciso dos papeis para mim fazer o documento. Logo, o emprego do pronome oblíquo está equivocado. O certo seria: Preciso dos papéis para eu fazer os documentos.

Como cometer cada vez menos erros de português

Caroline explica que uma das melhores maneiras para se aprimorar o português é praticando, ou seja, escrevendo. É durante a escrita que as dúvidas vão surgindo e ignorá-las é o pior erro que uma pessoa comete. Não é obrigatório e é quase impossível, saber todas as regras, mas é fundamental ter sempre um manual e um dicionário por perto ou então fazer pesquisas pela internet, que disponibiliza inclusive dicionários de sinônimos que ajudam a ampliar e enriquecer ainda mais o nosso vocabulário. Claro que é sempre importante para os casos das pesquisas na internet, antes de tudo, consultar a fonte.

Outra prática essencial é a leitura, que nos capacita a interpretar e produzir melhor os textos, a desenvolver uma narrativa linear e coerente, associar fatos e até a falar melhor. Juntas, a escrita e a leitura quando praticadas com freqüência, ajudam a desenvolver habilidades lingüísticas que vão além da decodificação de palavras.

As redes sociais se não forem exploradas e utilizadas da maneira correta, também podem limitar o aprendizado da língua portuguesa e a Tutores orienta para o fato de que é preciso se atentar à comunicação na internet, e tomar cuidado com relação à abreviação de palavras, o uso excessivo de termos coloquiais, gírias, jargões e a repetição de palavras, para que essas práticas não se tornem corriqueiras e não empobreçam o nosso português.

Algumas técnicas também podem ajudar a aprender melhor a língua portuguesa. “Sempre procuro ensinar meus alunos métodos para que eles se concentrem na leitura de textos, organizem suas idéias e pensamentos, anotem as dúvidas, memorizem o que aprenderam, saibam a melhor hora para estudar, planejem seu tempo, desenvolvam pensamentos críticos, se desafiem, sejam criativos e se envolvam com o que estão fazendo”, conclui Caroline Baltazar.

Além do reforço escolar e do programa de tutoria, a Tutores conta com um programa que desenvolve bons hábitos de estudo. Os alunos são orientados a gerenciar seu tempo, reconhecer seu estilo de aprendizagem, organizar o material escolar, preparar-se para provas, entre outras técnicas. O material oferecido pela Tutores facilita o processo cognitivo das crianças e as auxilia em suas dificuldades de aprendizado.

A rede atende todas as disciplinas e níveis escolares, trabalha com uma visão multidisciplinar das necessidades de seus alunos e oferece aulas particulares, tutoria, cursos livres, para o Ensino Médio, Superior, TCC e para a melhor idade. Também conta com preparatórios para o Enem, vestibular e concursos, além de aulas de português para estrangeiros.

Para saber mais, acesse: http://www.tutores.com.br/

Paraíba Total

Tópicos
Anúncio full