Menu
Geral

Saiba como tratar a caspa e evitar outros problemas

Caspa é uma doença e não problema de higiene. Saiba porque os cabelos mudam com o passar do tempo.

Da Redação do Diamante Online

28/05/2016 às 17:00 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O Bem Estar desta quinta-feira (26) mostrou alguns problemas que não fazem a cabeça de ninguém. A caspa, por exemplo, não é falta de higiene. É uma doença e tem como tratar. O programa fala também de outros aspectos dos cabelos. Como cuidar do cabelo das crianças? Por que os cabelos mudam com o passar do tempo?

Para responder essas dúvidas, participaram do programa as dermatologistas Márcia Purceli e Leila Bbloch.

Caspa é o nome popular que se dá para a dermatite seborreica. É uma doença inflamatória crônica, que pode descamar ou deixar o couro cabeludo avermelhado. A dermatite pode atingir a região da cabeça, cílios, sobrancelhas e barba, áreas onde há mais folículos e glândulas sebáceas.

A caspa é causada pelo desequilíbrio da quantidade de fungos e bactérias no couro cabeludo. Ela pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, tempo frio, excesso de oleosidade.

Dicas importantes:
- O shampoo anticaspa deve ser usado só no couro cabeludo. Depois de usá-lo, é preciso lavar o cabelo normalmente, com shampoo e condicionador normais.
- Não mexer e coçar a cabeça. As unhas têm concentração de bactérias que podem piorar o problema.
- Não tomar banho muito quente e demorado. A água quente é prejudicial.
- Gel não causa caspa, mas piora o problema em quem já tem caspa.
- O calor do secador não é bom para quem tem caspa. Por isso, é importante usá-lo com uma distância de, pelo menos, 30 centímetros dos cabelos.

G1

Tópicos
Anúncio full