Menu
Geral

Aije do Empreender ganha celeridade no âmbito do Tribunal Eleitoral

Ricardo tem dito que está tranquilo com relação a processos impetrados por adversários, garantindo que tem se havido com lisura no exercício do cargo, preservando o interesse público.

Da Redação do Diamante Online

29/04/2018 às 13:46 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O desembargador Carlos Beltrão concretiza a assertiva de que não deixa processos “dormindo” nas gavetas do Tribunal Regional Eleitoral do Estado e, nesse sentido, agiliza o ritual para julgamento da Ação Judicial de Investigação Eleitoral do Empreender-PB, em tramitação há três anos e meio. Beltrão deu um prazo de 48 horas para a apresentação das alegações finais pela acusação (PSDB) e aliados da campanha de 2014,e por parte da defesa do governador Ricardo Coutinho (PSB), findo o qual vai preparar seu voto. A perspectiva é de julgamento no início de junho.

A Aije do Empreender apurou denúncia segundo a qual o governador Ricardo Coutinho teria utilizado o programa que financia pequenos negócios para aliciar votos na campanha em que pleiteou a reeleição e foi vitorioso, derrotando o principal adversário, Cássio Cunha Lima. De acordo com as versões, há depoimentos de beneficiários do programa admitindo a influência no voto. O senador tucano Cássio Cunha Lima tem reclamado da demora, pelo Judiciário paraibano, na apreciação de processos sobre irregularidades possivelmente cometidas nas gestões do socialista Ricardo Coutinho, comparando que em relação a seu caso, que culminou com cassação de mandato pelo TSE, houve rapidez surpreendente em 2009.

Apesar dos protestos do parlamentar, as ações contra Ricardo Coutinho começam a ter andamento ou tramitação sequencial na esfera do Judiciário. Ainda recentemente, o governador obteve uma vitória acachapante no Tribunal Superior Eleitoral por 6 a 1 no julgamento de processo questionando a concessão de incentivos fiscais a empresas do Estado, o que teria tido supostamente potencial para desequilibrar a disputa ao governo em 2014, conforme a sustentação formulada pelos adversários do chefe do Executivo. Apenas a ministra Rosa Weber votou parcialmente a favor da ação contra o governador da Paraíba. Ricardo tem dito que está tranquilo com relação a processos impetrados por adversários, garantindo que tem se havido com lisura no exercício do cargo, preservando o interesse público.

Desde que anunciou o propósito de permanecer no cargo até o último dia do mandato, sem concorrer a uma cadeira no Senado, como era aguardado, naturalmente, nos meios políticos, o governador Ricardo Coutinho tem se dedicado a fustigar as oposições, ao mesmo tempo em que toca o barco administrativo, levando a efeito inaugurações de obras e anunciando um vasto calendário de oferta de serviços em benefício da coletividade. Ele se mantém firme no apoio à pré-candidatura do seu ex-secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos, João Azevedo, reiterando o conceito emitido de que ele é o mais preparado para administrar o Estado na conjuntura vigente, pelo compromisso com a continuidade das realizações que foram deflagradas no período em que Ricardo ascendeu ao poder.

Lenilson Guedes

Tópicos
Anúncio full