Menu
Geral

Tufão Mangkhut ameaça China após deixar ao menos 29 mortos nas Filipinas

Está previsto que o presidente Duterte visite neste domingo as regiões afetadas e realize uma inspeção aérea para avaliar os danos.

Da Redação do Diamante Online

16/09/2018 às 13:57 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O tufão Mangkhut chegou a Hong Kong neste domingo (17), avançando sobre a costa chinesa e ganhando força sobre o Mar do Sul da China depois de levar destruição e provocar a morte de ao menos 29 pessoas nas Filipinas. O número atualizado de vítimas no país asiático é da agência Reuters.

O Observatório de Hong Kong emitiu alerta máximo por causa da chegada do tufão, que apresenta uma grande ameaça para a cidade, assim como para várias províncias do sudeste de China.

As autoridades aconselharam os moradores a não saírem de casa, manter-se afastados de janelas e portas exteriores e não se aproximar do litoral, enquanto a maioria dos voos no aeroporto internacional de Hong Kong foram cancelados.

Com ventos de mais de 200 km/h, Mangkhut é considerado o mais forte a atingir a região neste ano, o equivalente a um furacão de categoria 5 no Atlântico, compara a agência de notícias.

A maior parte das mortes nas Filipinas foi ocasionada por deslizamentos de terra em regiões montanhosas atingidas pelas fortes chuvas e ventos no sábado. Ao menos 20 dessas mortes ocorreram na região de Cordillera, quatro em Nueva Ecija e uma em Ilocos, segundo o governo nacional.

Uma equipe de três pessoas da televisão nacional TV5 está desaparecida desde ontem, após ser vista pela última vez em Santa Ana, na província de Cagayan.

A assessoria da Presidência afirma que, além de localizar os desaparecidos, os esforços estão centrados em restabelecer a eletricidade e as comunicações nas zonas afetadas.

Está previsto que o presidente Duterte visite neste domingo as regiões afetadas e realize uma inspeção aérea para avaliar os danos.

UOL

Tópicos
Anúncio full