Menu
Geral

Confira lista com sites que consumidor deve evitar na Black Friday

Na lista suja do Procon estão plataformas que receberam reclamações registradas no órgão fiscalizador

Da Redação do Diamante Online

11/11/2018 às 18:17 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) encerrou neste sábado (10), em Brasília, a Semana Nacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdícios de Alimentos 2018.

A famosa Black Friday está chegando e com ela muitos consumidores se preparam para fazer aquelas compras que tanto desejam. Porém, é preciso ficar alerta para não cair em golpes. Por conta disto, o Procon de São Paulo divulgou uma lista com 419 sites que o consumidor deve evitar. Acesse a lista suja completa aqui.

Na lista suja do Procon estão plataformas que receberam reclamações registradas no órgão fiscalizador, foram notificados, não responderam ou não foram encontrados.

De acordo com o Procon-SP, 2.091 queixas foram feitas por consumidores durante a edição passada da Black Friday, em 2017. Dos 419 sites listados, apenas 167 estão ativos. As outras 252 empresas estão fora do ar.

Reclamações
Uma das principais reclamações do consumidor, no ano passado, segundo o Procon-SP, foi a chamada maquiagem de desconto. Nesse caso, as empresas aumentam o preço do produto antes da Black Friday para, em seguida, aplicar um desconto que, na verdade, iguala ao valor anterior.

Além disso, foram identificados casos em que o produto oferecido não estava disponível no estoque da loja virtual.

Portal Correio

Tópicos
Anúncio full