Menu
Geral

Golpe que oferece cartão de crédito faz cerca de 1 milhão de vítimas

Uma promoção falsa é criada ou um brinde de alto valor é oferecido para atrair a atenção

Da Redação do Diamante Online

12/11/2018 às 18:51 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Um novo golpe está circulando entre os usuários do WhatsApp. Um falso link do Nubank oferece cartões de crédito para novos clientes. Cerca de 1 milhão de pessoas foram vítimas nos últimos 30 dias.

Leia também: Golpe no WhatsApp usa Outubro Rosa para atrair vítimas

O dfndr Lab, laboratório da PSafe especializado em cibersegurança, encontrou seis mensagens diferentes que estão sendo usadas para roubar dados e instalar programas maliciosos no celular.

Estratégia do golpe
A estratégia usada pelos golpistas segue sempre o mesmo padrão. Uma promoção falsa é criada ou um brinde de alto valor é oferecido para atrair a atenção. Em seguida, a pessoa deve responder a um questionário e compartilhar o conteúdo com um determinado número de contatos para receber o prêmio.

Objetivo é roubar dados
O objetivo desse tipo de ação é roubar dados pessoais ou criar uma vulnerabilidade para instalar vírus. É muito importante se manter atento com relação a promessas muito vantajosas ou preços significativamente mais baixos que os originais, pois há grande probabilidade de ser um golpe, diz Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

Esse tipo de atividade é crime, e sempre iremos colaborar com as autoridades competentes para investigar e coibir golpes como esse, afirma o Nubank. A empresa alerta que nunca pede o envio de documentos ou de informações sensíveis por e-mail e orienta a reportar possíveis casos de golpe.

Pablo Marques, do R7

Tópicos
Anúncio full