Menu
Geral

Prejuízo por furto de energia chega a R$ 100 milhões na PB

Cerca de 99 pessoas foram detidas só este ano por furtar energia elétrica na Paraíba

Da Redação do Diamante Online

05/12/2018 às 11:05 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Os furtos de energia elétrica e as ligações clandestinas implicam em riscos aos usuários, moradores e até vizinhos próximos às irregularidades. Os conhecidos gatos, feitos desde pessoas de baixa renda até fazendeiros, representam um prejuízo superior a R$ 100 milhões à Energisa anualmente, o suficiente para abastecer a cidade de João Pessoa por um mês. Cerca de 99 pessoas foram detidas só este ano por furtar energia elétrica na Paraíba.

A Energisa tem 80 equipes no estado trabalhando em tempo integral para combater os furtos, combate que está sendo intensificado em parceria com a Polícia Civil. Já fizemos, este ano, mais de 50 mil fiscalizações, que resultaram em 99 pessoas presas e cerca de 10 mil autuações por irregularidades, informou o gerente de combate à perdas da companhia, Felipe Costa.

Consequências
As instalações irregulares podem causar choques e descargas elétricas graves, incêndios, curto circuito nas residências portadoras e vizinhas, fuga de energia e variação na tensão da localidade. Felipe Costa disse que as equipes passam por muitos treinamentos e utilizam equipamentos de segurança para poder mexer na rede elétrica. Quem se submete a fazer um ligamento clandestino está correndo um grande risco de causar sua própria morte ou a de outras pessoas.

Além dos perigos, os furtos podem prejudicar a qualidade do fornecimento de outras residências e impacta diretamente nas taxas da conta de luz.

Cabos partidos
Os cabos da rede elétrica podem se partir por diversas causas: vandalismo, pipas na rede, colisões de veículos em postes, excesso de carga por ligação à revelia, árvores na rede, dentre outras. E, mesmo partidos e sobre o solo, os cabos podem estar energizados. Por isso, é importante as seguintes orientações:

– Nunca toque ou se aproxime de cabo partido;

– Não tente socorrer ninguém que estiver preso a um cabo partido. Você, certamente, será eletrocutado também;

– Nas colisões de veículos com os postes da rede elétrica, os cabos elétricos poderão cair sobre o solo, cercas, sobre residências ou sobre veículos. Nesse caso, não saia de dentro do carro e acione a Energisa.

Em caso de dúvidas ou emergências, contate os canais de atendimento da Energisa ou vá até uma agência de atendimento presencial. Você também pode consultar o aplicativo ‘Energisa On’, disponível na Apple Store e Google Play.

Isis Vilarim

Tópicos
Anúncio full