Menu
Geral

Rodrigo Maia espera votação expressiva na bancada federal paraibana

Como a votação será secreta, porém, é imprevisível qualquer palpite sobre a taxa de infidelidade dos deputados.

Da Redação do Diamante Online

10/01/2019 às 13:21 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que desembarca segunda-feira na Paraíba em busca de apoios para a sua reeleição à presidência da Câmara Federal, deverá contar com o apoio de mais da metade dos deputados paraibanos eleitos no último pleito no Estado, segundo prognóstico do deputado federal reeleito Efraim Filho, um dos articuladores da visita e entusiasta da campanha de Maia. “Estamos buscando a maioria dos votos e esperamos pelo menos sete dos doze deputados federais paraibanos, mas podemos chegar até um pouco mais longe”, afirmou Efraim, ontem, à imprensa local. Frisou que a visita servirá como oportunidade para um diálogo focado na discussão da agenda da Câmara e da agenda dos deputados do país.

Aparentemente, a dados de hoje, Rodrigo Maia larga como favorito, pela soma de apoios que vem conquistando, inclusive, de deputados filiados ao PSL, o partido do presidente Jair Bolsonaro. Ainda nas últimas horas o Solidariedade oficializou seu apoio à reeleição dele, justificando que Maia já demonstrou capacidade de conciliar todas as vertentes e pode trazer uma atmosfera de tranquilidade para o momento porque passa a política brasileira. Boa parte do chamado “Centrão” está fechada com o parlamentar – ele tem o apoio formal do PRB, PR, PSD, DEM, Podemos, PSL e agora do Solidariedade. Como a votação será secreta, porém, é imprevisível qualquer palpite sobre a taxa de infidelidade dos deputados.

Uma das principais candidaturas de oposição a Rodrigo Maia é a do deputado federal Marcelo Freixo, do PSOL-RJ. Via Twitter, Freixo anunciou: “Sou candidato à presidência da Câmara dos Deputados por um amplo campo republicano e democrático que lutará para resgatar o espírito da Constituição. Vamos enfrentar a agenda de Jair Bolsonaro e de Rodrigo Maia, que aprofundará cada vez mais as desigualdades no país”, ressaltou Freixo. A eleição para os integrantes da Mesa Diretora da Câmara ocorrerá no dia primeiro de fevereiro.

Nonato Guedes, com agências

Anúncio full