Menu
Policial

Secretário de Turismo é preso durante nova etapa da Operação Calvário

De acordo com informações, a nova etapa tem a ver com contratos do governo do Estado​ com o Instituto de Psicologia Clínica e Educacional (Ipsep).

Da Redação do Diamante Online

09/10/2019 às 11:24 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A quinta fase da Operação Calvário foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (9), na Paraíba. Durante a operação foi preso o secretário Executivo de Turismo do Estado, Ivan Burity, em João Pessoa.

De acordo com informações, a nova etapa tem a ver com contratos do governo do Estado com o Instituto de Psicologia Clínica e Educacional (Ipsep), braço da Cruz Vermelha Brasileira (CVB).

A operação foi deflagrada pelo Ministério Público do Estado da Paraíba, por meio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO/MPPB), pela Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa (CCRIMP), Controladoria-Geral da União (CGU), pelo Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A operação contou ainda, nesta etapa, com apoio operacional dos Ministérios Públicos dos Estados de São Paulo, Alagoas e Paraná, por meio de seus respectivos GAECOS, e do Rio de Janeiro, por intermédio do seu Grupo de Segurança e inteligência (CSI) e do GAOCRIM, bem assim a AUDITORIA do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.

O objetivo da nova fase é cumprir diversas ordens emitidas pelo Desembargador Relator Ricardo Vital de Almeida do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), que atendeu a requerimento do Ministério Público Estadual e determinou a expedição de 03 mandados de prisão preventiva contra Ivan Burity de Almeida, Jardel Aderico da Silva e Eduardo Simões Coutinho. Além do cumprimento de 25 mandados de busca e apreensão contra Aléssio Trindade de Barros, José Arthur Viana Teixeira, Ivan Burity de Almeida, Pousada Potiguara/Camaratuba LTDA, Conesul Compercial e Tecnologia Educacional EIRELI, Márcio Nogueira Vignoli, Hilário Ananias Queiroz Nogueira, Editora Grafset LTDA, Vladimir dos Santos Neiva, J.R. Araújo Desenvolvimento Humano EIRELI/Editora Inteligência Relacional, este com localização em Ribeirão Preto/SP e Maceió/AL, Jardel da Silva Aderico, Antônio Carlos de Souza Rangel, Henaldo Vieira da Silva, Giovana Araújo Vieira, Mário Sérgio Santa Fé da Cruz, Eduardo Simões Coutinho, José Aledson de Moura, Instituto de Psicologia Clínica Educacional e Profissional (IPCEP) e Brink Mobil Equipamentos Educacionais LTDA, este último com localização em Colombo/PR, Curitiba/PR, Campina Grande do Sul/PR e São Paulo/SP.

Estão sendo cumpridos, de forma simultânea, 13 mandados no Estado da Paraíba, sendo 2 de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão, mais precisamente nos municípios de João Pessoa, Santa Rita e Mataraca; 4 no Estado do Rio de Janeiro, 3 em São Paulo, 5 no Paraná, todos de busca e apreensão, além de 2 mandados (1 de prisão preventiva e 1 de busca e apreensão) em Alagoas.

A Operação Calvário tem por objetivo investigar e desarticular uma Organização Criminosa (Orcrim) que, por seus agentes e núcleos de atuação, foi responsável pela prática de atos de corrupção, lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos em contratos firmados com as unidades de saúde e educação deste Estado e cujos valores ultrapassam a barreira de 1 (um) bilhão de reais. Essa organização igualmente atuou em outras unidades da federação, a exemplo do Estado do Rio de Janeiro.

ClickPB

Tópicos
Anúncio full