Menu
Policial

Operação flagra 13 unidades consumidoras furtando energia

Fiscalização ocorreu entre segunda (21) e esta quarta (23) nas cidades de São Bento e Paulista, no Sertão da Paraíba

Da Redação do Diamante Online

24/10/2019 às 10:44 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Uma operação contra furtos de energia no interior da Paraíba autuou 13 unidades consumidoras, incluindo academia, fábrica de Rede e restaurante. A operação foi coordenada pela Energisa com os delegados Sylvio Rabello e Anderson Fontes, e o Instituto de Polícia Cientifica (IPC).

A fiscalização ocorreu entre segunda (21) e esta quarta (23) nas cidades de São Bento e Paulista, no Sertão da Paraíba. De acordo com a Energisa, o prejuízo nas duas cidades gira em torno de 8 GWh por ano.

No último mês, 348 unidades foram autuadas e projeta-se que a energia recuperada durante as ações chegam a 551 MWh, o que é suficiente para abastecer 40% das residências da cidade de São Bento, durante um mês, por exemplo.

Só em 2018, mais 110 pessoas foram autuadas pela polícia na Paraíba por furto de energia. “Estima-se que as ações geraram um valor recuperado de aproximadamente 4 R$ milhões em impostos, o que reflete de forma positiva para a população, pois os valores podem ser direcionados pelo Governo do Estado para a infraestrutura básica, como saúde e educação”, comenta o gerente de combate a perdas da Energisa, Felipe Costa.

Furto de energia é crime

Além de crime previsto no Código Penal, no art. 155 e art. 171, com pena de até cinco anos de reclusão e multa, o furto de energia, também conhecido como ‘gato’, ocasiona prejuízos não só para a concessionária, mas principalmente ao consumidor que está em dia com o pagamento das contas, pois parte do prejuízo suportado é repassado aos consumidores, conforme indicado pelo órgão regulador, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Para denunciar o furto de energia, basta usar os canais disponibilizados pela Energisa através do telefone 0800 083 0196, site energisa.com.br, agência de atendimento da sua cidade ou o aplicativo gratuito para smartphone Energisa On.

Portal correio

Tópicos
Anúncio full