Menu
Geral

Vulcão que poderia atingir Nordeste brasileiro entra em erupção

Um tsunami poderia atingir as costas brasileira e africana.

Da Redação do Diamante Online

19/09/2021 às 17:34 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou neste domingo em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registrados milhares de atividades sísmicas na região.

De acordo com a agência Efe, na zona, próxima de Las Manchas, é visível uma enorme coluna de material vulcânico. O local onde se deu a erupção não é habitado, confirmou o presidente das Canárias, Ángel Víctor Torres.

Neste domingo de manhã, as autoridades começaram a retirar as pessoas com problemas de mobilidade nas localidades dos municípios de El Paso, Los Llanos de Aridane, Villa de Mazo e Fuencaliente.

O vulcão Cumbre Vieja, localizado na Ilha de La Palma, nas Canárias, comunidade autônoma da Espanha, teve seu nível de alerta elevado de verde para amarelo pelo Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias (Pevolca) na última semana. Isso aconteceu após um aumento rápido no número de terremotos e atividades sísmicas ter sido registrado nos últimos dias, em torno de 22 mil tremores segundo a Reuters. Caso ocorra uma erupção, um tsunami pode atingir as costas brasileira e africana.

A Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) publicou uma nota técnica nessa sexta-feira sobre o risco de um tsunami atingir a costa brasileira em caso de erupção do vulcão Cumbre Vieja, na Ilha de La Palma, Espanha. No documento, a instituição reforçou que o risco é real e estudado desde 1999, mas a possibilidade do fenômeno ocorrer é "muito pouco provável".

O Globo

Tópicos
Anúncio full