Menu
Geral

Processos aleatórios: o contributo da Inteligência Artificial

Não faltam exemplos que poderíamos dar sobre a forma como a Inteligência Artificial está mundando o mundo.

Da Redação do Diamante Online

24/03/2022 às 15:14 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A Era Digital ficou marcada pela transformação de vários conceitos ficcionais em realidades cotidianas. Um dos novos recursos digitais sobre os quais isso pode ser dito é a Inteligência Artificial (IA). Saiba qual o contributo desses recursos para os elementos personalizados de websites e seus processos aleatórios.

Anúncios, giveaways, bônus e promoções são alguns dos elementos que, atualmente, encontramos customizados de toda a vez que entramos na Internet. A navegação pelas redes digitais e seus sites parece, atualmente, mais personalizada do que nunca e resultados aleatórios para concursos e sorteios se fazem com um simples clique.

Ao mesmo tempo, plataformas de cassino podem aproveitar essa mesma aleatoriedade para garantir a justiça em todos os seus jogos, incluindo a roleta ou os caça-níqueis com jackpot progressivo, para garantir que os vencedores são, de fato, aleatórios.

Não faltam exemplos que poderíamos dar sobre a forma como a Inteligência Artificial está mundando o mundo, ao permitir a inserção de algoritmos inteligentes nos vários recursos online que você utiliza em seu cotidiano.

O fato é que as pesquisas sobre IA estão potenciando os mercados e justificando seu investimento, ao criarem as estruturas efetivas que permitem a cativação e conversão de clientes para as marcas, se revelando como uma importante ferramenta de marketing. Além do seu papel no mundo dos marketeiros, no entanto, seus usos estão sendo utilizados para melhorar sistemas de segurança online e físicos, assim como para automatizar o suporte ao cliente, rentabilizando o tempo e os procedimentos relacionados com queixas ou questionamentos.

Compreenda melhor a IA, o seu papel na aleatoriedade, na personalização e em outros importantes processos digitais.


Sinapses digitais e o IA

Provavelmente você já ouviu falar das ligações elétricas entre nossos neurónios e a forma como os neurónios humanos comunicam por via de sinapses. Mas já ouvi falar de uma ligação similar que acontece entre memoristores nas máquinas? Esse processo, que funciona como uma sinapse humana, é realizado por componentes eletrônicos e garante, por exemplo, que de forma humanizada, ainda que digital, a aleatoriedade de qualquer sorteio ou jogo fica garantida.

Dependendo de processos relacionados com a matemática e a computação, essa sinapse digital nasce da informação num sistema de criptografia, o que garante que o processo é bastante seguro e evita falhas ou perda de dados.

Um dos exemplos que pode ser dado quando falamos dos usos desses memoristores se refere à geração de números aleatórios, muito utilizada, por exemplo, pelos influencers digitais quando promovem um giveaway.

Do aleatório ao personalizado

Bem interessantes, as sinapses digitais não servem somente para a geração de dados aleatórios, sendo que seu uso na publicidade tem se ancorado bastante nos algoritmos IA que definem a entrega de anúncios com base nas preferências de cada usuário.

Se já aconteceu você pesquisar algo e, no dia seguinte, se ver inundado por anúncios sobre itens similares, saiba que a IA é uma grande parte desse processo. Quando você efetua sua pesquisa, o sistema assume que tem necessidade ou interesse por aquele produto e lhe apresenta várias opções.

No Brasil, as ferramentas IA estão cada vez mais visíveis, e esse recurso está até sendo utilizado para melhorar a segurança das ruas de algumas cidades, incluindo São Paulo, onde os estudos estão sendo realizados.

Assessoria

Anúncio full