Menu
Geral

Curiosidade: Os ganhadores da loteria são felizes?

Continue lendo para descobrir se as pessoas ficam realmente felizes após ganhar na loteria.

Da Redação do Diamante Online

08/08/2022 às 16:59 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Todo mundo sonha em ganhar na loteria, para ser feliz e nunca se preocupar com problemas financeiros. Mas os ganhadores da loteria realmente ficam felizes depois de ganhar milhões?
Enquanto alguns estudos relatam que os ganhadores da loteria estão felizes com suas vidas, outros estudos afirmam que ganhadores da loteria não têm mais felicidade do que qualquer outra pessoa.

A felicidade se resume a vários fatores, incluindo saúde mental, quanto dinheiro foi ganho e suas relações pessoais próximas. Ganhar na loteria pode deixar as pessoas felizes em alguns aspectos e infelizes em outros.

Continue lendo para descobrir se as pessoas ficam realmente felizes após ganhar na loteria.

Como se mede a felicidade?
Antes de discutir se os ganhadores da loteria são felizes ou não, é preciso estabelecer um padrão de felicidade. Todo mundo mede a felicidade de forma diferente, e a felicidade de uma pessoa é a miséria de outra.

Existem três padrões diferentes onde a felicidade é medida, incluindo sentimentos do dia a dia, vida e satisfação financeira.

Sentimentos do dia a dia
A felicidade é uma emoção que pode mudar por capricho com base em circunstâncias atenuantes. Se alguém está gritando com você por causa de algum erro, você não vai ficar feliz.
Mas se você ouvir que sua tia favorita está vindo para te visitar, seu humor muda instantaneamente. A mesma coisa acontece quando você ganha um prêmio de loteria enorme – sua felicidade se torna intensa. Imagine-se conferindo o último resultado da Quina e percebendo que é você que fez a aposta vencedora.

Mas o que acontece com sua felicidade quando seu carro tem um pneu furado? Instantaneamente, você fica chateado e frustrado – talvez até preocupado – com a substituição do pneu.
Os sentimentos do dia a dia mudam com frequência, então medir se as pessoas que ganham na loteria estão ou não felizes é como medir o vento. Cada dia você obterá um resultado diferente!

Os ganhadores da loteria relataram que tiveram o mesmo nível de felicidade geral depois de ganhar que tinham antes nos sentimentos do dia a dia. À medida que a felicidade muda a cada momento, medir se os ganhadores da loteria estão felizes depende de outros fatores, incluindo satisfação com a vida e nível de contentamento.

Satisfação com a vida
No geral, a satisfação com a vida melhorou em muitas pessoas que ganharam na loteria porque suas situações melhoraram e tiveram menos estresse com dívidas. Eles também foram capazes de fazer coisas que nunca tiveram a chance de fazer antes de terem dinheiro.

A falta de dinheiro pode criar frustrações na vida e levar à insatisfação. Mas quando alguém ganha na loteria e a administra corretamente o prêmio, muitas coisas mudam, levando a uma maior satisfação com a vida.

Satisfação Financeira
Quando as pessoas ganham um grande prêmio e não administram mal seus fundos, geralmente relatam que suas situações financeiras são muito melhores e estão satisfeitas com o resultado.

A satisfação financeira se espalha em todas as outras partes da vida, tornando tudo mais fácil de várias maneiras. Embora os ganhadores da loteria também tenham estressores específicos devido ao dinheiro extra, com o tempo, eles se acostumam e ficam satisfeitos com a aparência de suas vidas financeiras.

Dinheiro não compra felicidade
Dinheiro não compra felicidade, como diz o ditado. Também não pode criar felicidade ou satisfação quando você não está mentalmente saudável antes de ganhar um grande prêmio. Em outras palavras, você não pode criar felicidade onde ela não existe em primeiro lugar.

Saúde emocional
Dinheiro não é terapia, e se sua saúde mental estiver frágil antes de ganhar um grande prêmio, ela não melhorará com muito dinheiro. Muitos vencedores da loteria foram entrevistados sobre se estavam felizes antes de ganhar.

Geralmente, aqueles que afirmavam estar satisfeitos com a vida após a vitória tinham boa saúde mental antes de vencer. Embora o dinheiro possa consertar muitas coisas, ele não pode consertar sua saúde mental ou emocional, mesmo que você gaste milhares de dólares em anos de terapia.

Você pode lidar com as coisas com o tratamento, mas muito dinheiro não o fará feliz se você estiver infeliz antes de ganhar muito dinheiro.

Felicidade temporária
A felicidade, como a chuva, é temporária. A felicidade extrema dura apenas um pouco. A emoção de ganhar na loteria dura tanto tempo, e quando você se acostumar a ter dinheiro, sua felicidade voltará ao seu estado normal.

É chamado de “adaptação hedônica” e significa apenas que as pessoas retornam a um estado saudável de felicidade quando a emoção acaba. Muitos ganhadores de loteria têm felicidade temporária. Então, sim, os ganhadores da loteria ficam felizes apenas por um tempo.

Felicidade “termostato”
Muitas vezes, quando coisas extremamente positivas acontecem, as pessoas ficam extraordinariamente felizes e flutuam nas nuvens. Mais uma vez, pense nesse exato momento que você viu o resultado da Quina de São João 2022 e é o próximo milionário do país. Prazeroso, certo?

Quando a novidade dessas coisas desaparece, é da natureza humana voltar ao mesmo nível de felicidade que uma pessoa sentia antes do grande evento. Retornar ao nível anterior de felicidade é o que é conhecido como “termostato da felicidade”.

Se as pessoas tivessem um acidente catastrófico, é compreensível que ficassem deprimidas por um tempo. Mas uma vez que o choque inicial passasse, seus humores retornariam ao estado mental anterior antes do acidente.

Da mesma forma, quando alguém ganha na loteria, geralmente fica em êxtase e excessivamente feliz. Uma vez que as coisas se acalmam e se acostumam com o novo normal, elas descem e retornam ao antigo estado de felicidade.

É como um termostato que sobe ou desce brevemente antes de voltar ao normal.

Conclusão
A felicidade dos ganhadores da loteria depende da pessoa, e não do valor que ganham. Se alguém é naturalmente infeliz, egoísta ou ganancioso, e está infeliz com pouco ou nenhum dinheiro, também não ficará feliz com muito dinheiro.

Doar para instituições de caridade, estabelecer fundações sem fins lucrativos ou mesmo viver frugalmente, ajuda você a ter dinheiro sem o caos que isso pode trazer.

Você pode compartilhar seu dinheiro de maneira controlada por meio de fundos ou organizações conhecidas, enquanto não precisa dar dinheiro a todos com uma boa história triste.

A felicidade não precisa desaparecer quando você ganha na loteria. Se você administrar bem a si mesmo e seus hábitos, encontrará uma excelente satisfação com a vida.

Assessoria

Anúncio full