Menu
Mundo

Polícia invade embaixada do México em Quito e prende ex-vice-presidente do Equador

Político foi condenado por corrupção.

Por Redação

06/04/2024 às 08:53

Jorge David Glas Espinel foi vice-presidente entre 2013 e 2017 - Reprodução

Jorge David Glas Espinel foi vice-presidente entre 2013 e 2017 (Foto: Reprodução)

A polícia equatoriana invadiu, nesta sexta-feira (5), a Embaixada do México em Quito, no Equador, e prendeu o ex-vice-presidente do país. Jorge David Glas Espinel. O político, que foi vice do presidente Rafael Correa entre 2013 e 2017, foi condenado duas vezes por acusações de corrupção e estava vivendo na embaixada desde dezembro de 2023.

O presidente do México, López Obrador, se pronunciou sobre o ocorrido, chamou a prisão do ex-vice-presidente de uma flagrante violação do direito internacional e da soberania mexicana e disse que instruiu seu ministro das Relações Exteriores a suspender as relações diplomáticas com o Equador.

“Alicia Bárcena, nossa secretária de Relações Exteriores, acaba de me informar que a polícia do Equador entrou à força em nossa embaixada e deteve o ex-vice-presidente daquele país”, escreveu Obrador no X, antigo Twitter.

“Isto é uma violação flagrante do direito internacional e da soberania do México, razão pela qual instruí o nosso chanceler a emitir uma declaração sobre este ato autoritário, proceder legalmente e declarar imediatamente a suspensão das relações diplomáticas com o governo do México e Equador”, completou.

Itatiaia

Anúncio full