Menu
Paraíba

Secretarias de Saúde realizam neste sábado Dia D contra sarampo na PB

A vacina tríplice viral, utilizada na campanha, além de combater o sarampo, também previne contra a caxumba e a rubéola.

Da Redação do Diamante Online

15/02/2020 às 12:19 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O Ministério da Saúde em parcerias com os Estados e Municípios realiza, neste sábado (15), o Dia D da primeira etapa de vacinação contra o sarampo. Nessa primeira etapa serão vacinadas crianças a partir de cinco anos, adolescentes e jovens até 19 anos que não tenham recebido nenhuma dose da vacina ou estejam com o esquema vacinal incompleto.

Em João Pessoa, a Secretaria Municipal de Saúde estará com 100 pontos de vacinação espalhadas pelos serviços da rede municipal de saúde, como Unidades de Saúde da Família (USF), Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização. Ao todo, mais de 700 profissionais estarão atuando na campanha. A vacinação ocorrerá entre às 8h até as 12h.

Para ser imunizado, o usuário deve levar o cartão de vacina, uma vez que as vacinas serão dispensadas de acordo com a avaliação do cartão vacinal.

Em João Pessoa, houve casos de sarampo nos anos de 2010, 2013 e 2019. Em 2010, foram 50 casos confirmados e em 2013, seis casos da doença. Já em 2019, foram notificados 97 casos suspeitos, com 18 confirmados, 55 descartados com amostras positivas no Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba e Laboratório de referência nacional – Fiocruz.

A campanha também seguem e outras cidades da Paraíba, a exemplo de Campina Grande e Patos. Em Campina Grande, as pessoas devem procurar um dos Centros de Saúde que estarão fazendo a aplicação. São eles: Centros de Saúde do Catolé, Centro, Liberdade, Bela Vista, Policlínica das Malvinas e Unidade Mista de Galante.

A campanha de vacinação já foi intensificada entre crianças de seis meses de vida a cinco anos de idade e de jovens de 20 a 29 anos. Nesta terceira fase o público-alvo corresponde a uma faixa etária que ainda não havia sido atendida.

A vacina tríplice viral, utilizada na campanha, além de combater o sarampo, também previne contra a caxumba e a rubéola. O esquema vacinal é composto por três doses. A primeira aos 06 meses de vida, a segunda com 12 meses e a terceira aos 15 meses.

Em Patos, no sertão da Paraíba, todas as unidades básicas de saúde estarão abastecidas e abertas para imunizar o público alvo, das 08h às 17h.

O secretário de Saúde, Umberto Joubert, recomendou que os pais e responsáveis levem as crianças, adolescentes e jovens para receber a vacina, uma vez que esse cuidado ainda é o mais eficaz contra a doença.

Em agosto será realizada uma campanha na cidade para adultos de 30 a 59 anos para finalizar todas as faixas etárias do esquema vacinal.

De acordo com Ministério da Saúde, 42 mil postos abrem hoje no país para vacinar as crianças e os jovens.

Assessoria

Tópicos
Anúncio full