Menu
Paraíba

TCE alerta municípios da PB com alto número de casos de Covid-19

Alerta é em relação ao número de habitantes.

Da Redação do Diamante Online

12/08/2020 às 13:14 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) emitiu, nesta terça-feira (11), sete alertas a municípios paraibanos que apresentaram números elevados de contágio pela Covid-19 em relação à quantidade de habitantes que possuem. Os dados foram extraídos de um levantamento produzido pela auditoria do órgão.

Os municípios alertados foram Baía da Traição, Cuité de Mamanguape, Marcação, Cabedelo, Lucena, Mamanguape e Mataraca. Todos os avisos foram publicados no Diário Oficial Eletrônico do TCE-PB. As notificações determinam que os gestores adotem medidas urgentes para tentar reverter o avanço do novo coronavírus.

Os sete municípios citados apresentaram, de acordo com a auditoria, uma relação entre número de casos e número de habitantes acima da média de outros municípios do estado.

Além do número de casos, outras situações foram identificadas pelos auditores durante análise das ações de combate à Covid-19 e também constam nos alertas. O alto percentual de despesas empenhadas na saúde sem a identificação do subelemento e a baixa aplicação de recursos recebidos do governo federal foram alguns dos outros problemas encontrados.

O Tribunal de Contas faz o acompanhamento de todas as ações realizadas pelo estado e municípios no combate à pandemia causada pelo coronavírus. O monitorando é feito com base na execução orçamentária, evolução do número de casos, óbitos, leitos disponíveis, além de dados epidemiológicos diversos.

O que dizem os citados
A secretaria de saúde de Cabedelo informou ao G1 que ainda não analisou totalmente o levantamento. Destacou ainda que o município tem muitos casos positivos de Covid-19 porque testa a população com parâmetros de assertividade. Por fim, ressaltou que a quantidade de novos casos confirmados por dia diminuiu.

O G1 tentou entrar em contato contato com o prefeito de Cuité de Mamanguape e com a assessoria de comunicação de Lucena, mas até as 19h, as ligações não foram atendidas.

O G1 também não conseguiu contato com os outros municípios citados.

G1.

Tópicos
Anúncio full