Menu
Paraíba

Unidades de conservação da Paraíba serão reabertas para visitação

Período começa gradualmente a partir de setembro.

Da Redação do Diamante Online

15/08/2020 às 14:02 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

As unidades de conservação sob gestão do Estado da Paraíba reabrirão gradualmente para visitação pública a partir do dia 1 de setembro, conforme decisão da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), publicada no Diário Oficial do Estado neste sábado (15).

São locais como Areia Vermelha, Mata do Buraquinho, Vale dos Dinossauros e Parque Pedra da Boca, entre outros, cuja visitação está suspensa desde março e permanecerá desta forma até o dia 31 de agosto.

A partir de setembro, os locais serão reabertos com regras que vão depender da classificação por bandeiras de cada cidade. A visitação só será permitida em cidades com bandeiras verde ou amarela.

Para os municípios com bandeira verde: fica permitido o uso da área comum das Unidades de Conservação, com capacidade controlada de 60 pessoas por turno; atividades turísticas como trilhas, rapel, passeios de catamarã, entre outras, respeitarão capacidade reduzida de 10 pessoas por condutor ou guia de turismo. Ensaios fotográficos, filmagens e gravações de programações de TV serão permitidas mediante agendamento e autorização prévia do órgão Gestor, sendo possível o agendamento de até três atividades por turno. As unidades que possuem infraestrutura de apoio ao visitante e auditório serão abertas mediante acesso controlado, sendo o uso dos bebedouros autorizado apenas para o enchimento de garrafas.

Para os municípios com bandeira amarela: fica permitido o uso da área comum com capacidade máxima de 30 pessoas por turno; atividades turísticas como trilhas, rapel, passeios de catamarã, entre outras, respeitarão capacidade reduzida para 10 pessoas por condutor ou guia de turismo. Ensaios fotográficos, filmagens e gravações de programações de TV serão permitidas mediante agendamento e autorização prévia do órgão Gestor, sendo possível o agendamento de até duas atividades por turno. As Unidades de Conservação que possuem infraestrutura de apoio ao visitante e auditório manterão centro e auditório fechados, assim como seus bebedouros.

Será obrigatório o uso de máscara e deve respeitar a distância mínima de dois metros entre as pessoas. Cada visitante deve portar garrafa de água para consumo individual e o uso de rios e cachoeiras para lazer está proibido. Além disso, a temperatura dos visitantes deve ser aferida antes da entrada em infraestruturas de apoio, no caso das unidades que possuírem tais locais.

 

ClickPB

Tópicos
Anúncio full