Menu
Paraíba

Após 15 dias do feriadão, dez municípios com bandeira verde voltam para a amarela

Ao todo, 8ª avaliação do Plano Novo Normal aponta mudanças de classificação em 28 municípios

Da Redação do Diamante Online

20/09/2020 às 14:38 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A oitava avaliação do Plano Novo Normal Paraíba, divulgada nesse sábado (19), aponta que 28 municípios mudaram de bandeira nas duas últimas semanas. O levantamento mostra que, nessa mudança, 14 municípios foram para a linha amarela, sendo dez que estavam enquadrados na bandeira verde e regrediram para a classificação amarela e quatro que estavam na laranja.

Ao todo, 8ª avaliação do Plano Novo Normal aponta mudanças de classificação em 28 municípios (Foto: Divulgação)

Além desses, outros três territórios passaram da bandeira amarela para a laranja, que manteve sua participação em 10% dos municípios paraibanos. Já outros 11 mudaram da bandeira amarela para a verde, que também manteve sua participação estável em 6% do território paraibano.

A avaliação também mostra uma pequena diminuição na quantidade de cidades que estavam na bandeira laranja e um pequeno aumento nas bandeiras verdes.

João Pessoa, Campina Grande, Catolé do Rocha, Capim, Pombal, Piancó, São Bento e Serra Branca continuam em bandeira amarela. Dentre os municípios da laranja figuram: Bayeux, Cruz do Espírito Santo, Santa Rita, São Mamede, Gurjão, Uiraúna e Umbuzeiro. Já entre os municípios que estão sob a bandeira verde estão Curral de Cima, Zabelê, Bernardino Batista e Vieirópolis.

Para o secretário de Gestão de Redes de Unidades de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, é importante ratificar que este é um momento para que as equipes da Atenção Primária dos municípios assumam destacada importância na identificação e acompanhamento dos casos da Covid-19. “É preciso recomendar que os Agentes Comunitários de Saúde e demais membros das Equipes de Saúde da Família possam conhecer todos os domicílios paraibanos com casos ativos da Covid-19, bem como acompanhar os contatos domiciliares destes casos. Este monitoramento próximo será decisivo para que possamos, por meio da propagação das mais efetivas medidas de prevenção e controle da doença, seguir reduzindo a força da pandemia no Estado”, pontua.

 Boletim

De acordo com o último boletim, divulgado neste sábado, a Paraíba ultrapassou a marca dos 116 mil casos de Covid-19 neste sábado (19). De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), novos 622 casos e 11 mortes por coronavírus foram confirmados. Agora, a Paraíba tem 116.588 casos de Covid-19 e 2.695 mortes em decorrência da doença.

A taxa de ocupação de leitos de UTI ficou em 38% em todo o estado. Na Grande João Pessoa, 36% dos leitos de UTI estão ocupados, em Campina Grande 46% e no Sertão 45%.

Assessoria

Anúncio full