Menu
Paraíba

Governo da PB pega empréstimo com o Banco Mundial para obras de segurança hídrica

Valor é de U$ 127 milhões. Outros U$ 80,2 milhões serão investidos com recursos próprios, segundo o Estado.

Da Redação do Diamante Online

03/12/2020 às 11:46 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Foi firmado nessa quarta-feira (2) um empréstimo de U$ 127 milhões para que o Governo da Paraíba possa investir esse recurso em projetos de segurança hídrica. A verba vai ser repassada pelo Banco Mundial, a partir de um contrato que foi assinado de forma remota entre as duas partes do acordo. O Estado se comprometeu ainda a investir mais U$ 80,2 milhões no setor.

Segundo a Secretaria de Comunicação do Governo da Paraíba, a ação vai beneficiar toda a população paraibana, com ênfase especial nas regiões do Cariri e do Curimataú, que seriam beneficiadas pelo Sistema Adutor Transparaíba. Também receberão investimento a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). O objetivo é, entre outros, ampliar a capacidade de tratamento de esgoto em João Pessoa.

Segundo o Governo, todas essas ações fazem parte do Projeto de Segurança Hídrica do Estado da Paraíba, que visa o aprimoramento da gestão dos recursos hídricos, do aumento da oferta d’água potável no semiárido paraibano e da otimização dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário da Grande João Pessoa.

O projeto é dividido em componentes que envolvem a gestão integrada dos recursos hídricos e a melhoria da eficiência e da segurança dos serviços de água e saneamento. Prevê também ações de estudos de viabilidade e projetos de barragens e a implementação de um programa de controle e redução de perdas de água.

Assessoria

Anúncio full