Menu
Paraíba

Carnaval na Paraíba deve ter radiação solar extrema

O Índice Ultravioleta (IUV) deve chegar a 13.

Da Redação do Diamante Online

07/02/2016 às 08:00 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Quem vai aproveitar o Carnaval nas festas da Paraíba deve ficar atento à proteção da pele contra o sol, já que a radiação solar deve ser extrema no período entre sábado (6) e terça-feira (9). De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a previsão é semelhante tanto nas cidades do litoral quanto nas do sertão, onde a festas são tradicionais. Nas duas regiões, o Índice Ultravioleta (IUV) deve chegar a 13.

Veja os detalhes da previsão do Inpe para as cidades de João Pessoa, Lucena, Conde, Cajazeiras, Coremas e Catolé do Rocha.

Em Coremas e Catolé do Rocha, no sertão, a previsão do Inpe é que a temperatura chegue a 33°C durante os dias de festa. Já em João Pessoa e Lucena, no litoral norte, a temperatura máxima deve ser de 30°C. Apesar do calor, a possibilidade de chover no litoral paraibano é de 90% no domingo (7) e na segunda-feira (8). Já no sertão, a probabilidade de chuvas é de 80% nos mesmos dias.

Campina Grande, que espera receber pessoas para os eventos religiosos que tradicionalmente acontecem no Carnaval, a radiação também deve ser extrema e temperatura deve chegar aos 30°C. Também há 80% probabilidade de chuvas entre domingo e segunda-feira. Veja as previsões do Inpe para a cidade.

O IUV representa o valor máximo diário da radiação ultravioleta, no período referente ao meio-dia solar, horário de máxima intensidade de radiação solar. Quanto mais perto a região ficar da linha do Equador, maior a exposição a esta radiação, segundo o Inpe. Como a cobertura de nuvens é algo muito dinâmico e variável, o IUV é sempre apresentado para uma condição de céu sem nuvens, o que, na maioria dos casos, representa a máxima intensidade de radiação.

De acordo com o órgão, cerca de 20 a 30% da quantidade de energia UV no verão chega a Terra em torno do meio-dia (entre 11h e 13h), e cerca de 70 a 80% entre as 9h e 15h.

G1

Anúncio full