Menu
Paraíba

Governo realiza formação para educadores do projeto Alumbrar

A iniciativa faz parte do projeto Alumbrar, que reorganiza a trajetória escolar dos estudantes com distorção idade/série e motiva a continuação dos estudos.

Da Redação do Diamante Online

16/02/2016 às 20:33 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Professores, supervisores e integrantes da equipe multidisciplinar da rede estadual de ensino participam, até esta sexta-feira (19), de capacitação voltada ao desenvolvimento de atividades que trabalham teoria e prática em sala de aula. A iniciativa faz parte do projeto Alumbrar, que reorganiza a trajetória escolar dos estudantes com distorção idade/série e motiva a continuação dos estudos. A capacitação está sendo realizada nos municípios do Conde e Patos, atendendo aproximadamente 250 profissionais das 14 Gerências Regionais de Educação (GREs), numa parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SEE) e Fundação Roberto Marinho.

No Conde, participam os profissionais das Regionais de Educação de João Pessoa (1ª GRE), Guarabira (2ª GRE), Cuité (4ª GRE), Monteiro (5ª GRE), Itabaiana (12ª GRE) e Mamanguape (14ª GRE). Em Patos, estão os profissionais de Campina Grande (3ª GRE), Patos (6ª GRE), Itaporanga (7ª GRE), Catolé do Rocha (8ª GRE), Cazajeiras (9ª GRE), Sousa (10ª GRE), Princesa Isabel (11ª GRE) e Pombal (13ª GRE).

Pela programação, os professores avaliam a metodologia telessala, que ajuda na correção da distorção entre a idade e o ano letivo do estudante; discutem a inserção de projetos pedagógicos complementares; analisam o uso da música em sala; e debatem a dinâmica disciplinar, com foco na língua portuguesa, matemática, geográfica e educação física.

“É sabido que o momento econômico que estamos vivenciando hoje tem afetado todas as instâncias sociais, políticas, econômicas e educacionais. Mesmo assim, nos mantemos firmes em desenvolver e possibilitar aos nossos alunos o melhor em sala de aula”, disse a gerente executiva de educação infantil e ensino fundamental do Estado, Iara Oliveira. Segundo ela, para que isso ocorra, professores, gestores e escolas precisam corroborar com essa união, pois o processo educacional se faz envolvendo todos esses atores.

A formação ocorre em três módulos. Esta semana está ocorrendo a “Formação Módulo II”, quando está sendo estruturada e organizada para que o professor receba o melhor do conhecimento entre teorias e práticas que lhes darão subsídios metodológicos, produzindo o retorno esperado aos alunos. O projeto Alumbrar está presente nas 14 Gerências Regionais de Educação (GRE) desde 2014 e atende a 7.604 estudantes.

Folha do Sertão

Anúncio full