Menu
Paraíba

Estampas criadas na PB atraem grandes marcas em Paris

O grupo “Parahyba” – formado por designers paraibanos – mostrou na França, durante quatro dias, produtos exclusivos em estampas e tecidos para a indústria da moda global

Da Redação do Diamante Online

21/02/2016 às 00:49 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O grupo “Parahyba” – formado por designers paraibanos – mostrou na França, durante quatro dias, produtos exclusivos em estampas e tecidos para a indústria da moda global na edição de verão da Maison D’Exceptions na Première Vison Paris. Além de profissionais da empresa Natural Cotton Collor, houve exposição e comercialização das criações dos paraibanos Thamires Pontes, Paula Tabosa, Alena Sá, Alex Brito, Camila Demori, Célia Araújo, Dyógenes Chaves e do coordenador do projeto Moda PAP (Programa do Artesanato Paraibano), Romero Sousa.

Foi a primeira vez que o grupo participou do evento levando mais de 300 estampas, sendo que algumas foram criadas com temas florais voltados apenas para o evento. O artista visual Dyógenes Chaves destacou as estampas produzidas em serigrafia na Paraíba e em impressões digitais no Sul do país. Já o funcionário público Romero Sousa criou estampas que elevam a tropicalidade e os florais da região do Cariri.

“Esta foi uma grande oportunidade de levar ideias e assessorar o projeto Moda PAP na pessoa de Romero. Mostramos que temos capacidade e levamos o artesanato genuíno para Paris. Aqui também tivemos total apoio do agente Antônio Júnior da empresa ‘Paris aos seus pés’. Além de nos auxiliar com deslocamento, ele nos auxilia em todo processo de tradução”, acrescentou a gestora do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), Lu Maia.

Na feira também há peças expostas produzidas em renda renascença, macramê e captonê, representadas pelas artesãs do PAP, Djanete Figueiredo e Maria de Fátima, dos municípios paraibanos de Coremas e Bayeux, respectivamente. A gestora acrescentou ainda que o PAP possui inúmeras técnicas artesanais que proporcionam uma moda de luxo e rara que encanta clientes por onde passam. “Um grande exemplo foi esta participação das nossas artesãs aqui em Paris, onde japoneses, europeus e americanos ficaram admirados com a preservação da cultura artesanal viva no Brasil”, completou.

Première Vison Paris – O evento é uma referência para empresas, criadores e produtoresidealizada para inspirar, preparar coleções, obter tendências e realizar novos negócios. A Première acontece ainda em Nova York, São Paulo, Xangai e Istambul.

O grupo Parahyba faz parte da delegação brasileira selecionada pelo Texbrasil, programa de apoio à exportação desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção (ABIT) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

PB Agora

Anúncio full