Menu
Paraíba

Crianças realizam exposição que retrata seus direitos, em Princesa Isabel (PB)

O trabalho aponta para questões sobre como se encontra a garantia dos direitos da criança e do adolescente em comunidades quilombolas

Da Redação do Diamante Online

06/03/2016 às 14:49 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O Projeto, que ofereceu curso básico de fotografia para trinta crianças e adolescentes, de 9 a 17 anos, de quatro comunidades quilombolas do município Princesa Isabel, sertão paraibano, desenvolveu atividades formativas sobre o direito da criança e do adolescente. Foram selecionadas cinquenta imagens que serão expostas neste sábado (27), na Praça Coronel José Pereira, em Princesa Isabel/PB. A exposição tem cronograma para circular em comunidades rurais locais e em espaços públicos e comunitários das cidades de Tavares/PB e Quixaba/PE.

Durante o período do curso, as crianças levaram para casa uma câmera digital amadora, para que registrassem o cotidiano e o que se passava em suas comunidades. O resultado foi surpreendente. As fotografias revelam como as crianças e adolescentes de comunidades quilombolas descobrem sua infância na simplicidade das brincadeiras, na expressão de sua cultura, na convivência no campo em um cenário de cores quentes, na mistura étnica do afro, luso e tupi, e, por vezes, na disposição conflituosa do lugar.

O trabalho aponta para questões sobre como se encontra a garantia dos direitos da criança e do adolescente em comunidades quilombolas desse recorte da região do Semiárido paraibano.

“Pretendemos despertar o olhar da sociedade civil e do poder público sobre os direitos das crianças e adolescentes, retratados por eles mesmos, para que possamos assumir o compromisso e os cuidados com essa geração tão afetada pelos problemas sociais existentes, seja na saúde, na alimentação, no acesso à água, à habitação, ao lazer, a identidade, liberdade e qualidade de vida. Além de oferecer técnicas sensíveis da fotografia para, quem sabe, gerarmos profissionais comprometidos com o mundo.”, conta a coordenadora do Projeto, Francinalda Sousa Lima.

O trabalho terá continuidade em outras comunidades e municípios acompanhados pelo CCA. Dessa vez, as próprias crianças serão multiplicadores dos conhecimentos adquiridos no curso.

Calendário de exposição: 27/02, Praça Coronel José Pereira, Princesa Isabel/PB; 29/02, Câmara de vereadores, Tavares/PB; 4/03, Escola José Nascimento da Silva, Comunidade Quilombola Domingos Ferreira, Tavares/PB; Câmara Municipal de Quixaba/PE; 12/03, Escola São Severino, Comunidade Quilombola Gia, Quixaba/PE; 14/03, Escola Joaquim Jovino de Lima, Comunidade Quilombola do Livramento, São José de Proncesa/PB; 18/03, Instituto Federal da Paraíba, Campus Princesa Isabel/PB.

Sobre o Centro de Capacitação Agrocomunitário - CCA

O Centro de Capacitação Agrocomunitário – CCA é coordenado pela Congregação das Irmãs Missionárias Carmelitas, está sediado em Princesa Isabel há 26 anos, atua em quatro municípios da região na luta pela garantia de direitos das crianças e adolescentes camponesas e quilombolas. Tem como missão incentivar o protagonismo infanto-juvenil dos meninos e meninas camponesas e quilombolas, proporcionando espaços lúdicos e formativos que auxiliem no desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades na convivência com o semiárido.

Contatos

Coordenação do Projeto - Centro de Capacitação Agrocomunitário – CCA

Irmã Francinalda (83) 9 9987 5836

Adenilda Guilherme (83) 9 9939 4629

[email protected]

(83)3457-2201

Fotógrafo do Projeto

Romário Henrique (81) 9 9725 2775

[email protected]

Jornal Correio da Paraíba

Tópicos
Anúncio full