Menu
Paraíba

Pesquisadores japoneses chegam à Paraíba para estudar a microcefalia

Estado tem 71 casos confirmados de microcefalia, diz Ministério da Saúde. Estrangeiros visitaram a Funad e a Maternidade Cândida Vargas.

Da Redação do Diamante Online

10/03/2016 às 21:03 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A pesquisa sobre microcefalia realizada na Paraíba continua despertando interesse no mundo inteiro. Nesta quinta-feira (10), pesquisadores japoneses e técnicos do Ministério da Saúde do Japão fizeram uma visita à Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad). A finalidade da visita é conhecer o trabalho realizado no atendimento às crianças com microcefalia. A visita contou com o acompanhamento da secretária de Saúde do Estado, Roberta Abath.

Os japoneses tiveram contato com os métodos de reabilitação de crianças com microcefalia. Antes, eles também estiveram na Maternidade Cândida Vargas e ainda vão avaliar como ajudar o Brasil no combate ao Aedes aegypti. Entre os pesquisadores estrangeiros estão especialistas em insetos e vírus.

“Eles estão vindo representando o Ministério da Saúde do Japão para uma possível parceria entre o Japão e o Governo da Paraíba para novos estudos da área de microcefalia. Hoje à tarde, iremos a Recife para uma reunião no Consulado do Japão. Não sei ainda se a pesquisa que eles vão direcionar aqui na Paraíba será diretamente ligada a essa área assistencial ou se será na área que esse grupo atua, que é do comportamento do mosquito. Qualquer ajuda que venha, seja na pesquisa, seja na parte de assistência, de governos e parcerias em termos de cooperações, ela é necessária e bem vinda”, disse Roberta.

A Paraíba tem 71 casos confirmados de microcefalia ou outras alterações do sistema nervoso, sugestivas de infecção congênita, segundo boletim divulgado nesta quarta-feira (9) pelo Ministério da Saúde. Estão sendo investigados 447 casos suspeitos, enquanto que 308 já foram descartados.

G1

Anúncio full