Menu
Paraíba

Paraibano cria sistema que avalia gastos dos gestores nas esferas do setor público

Nesse sentido, o sistema visa estabelecer uma medida de comparação para o setor público

Da Redação do Diamante Online

14/06/2016 às 19:22 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Uma ferramenta que auxilia os gestores públicos no processo de aplicação dos recursos públicos, oferecendo medidas de desempenho entre eles e ao cidadão/contribuinte informações de fácil compreensão, se estão sendo ou não bem utilizados, através de dois softwares: o Sistema de Informação de Custos e Gestão Aplicada ao Setor Público (Sicgesp) e um repositório de Relatórios de Custos (Recasp).

Essas são as principais vantagens do sistema pioneiro no País, criado pelo paraibano Marilson Dantas, pesquisador e doutor em custos aplicados ao setor público e desenvolvido pela Universidade de Brasília (UnB), onde leciona, para atender às necessidades de informações de custos e transparência do setor público brasileiro em suas três esferas.

Prefeituras descumprem

Em entrevista exclusiva ao site de educação a distância Farol Corporativo, ele afirmou que apesar de determinada pela LRF, a implementação de sistemas de gestão de custos a governo federal, estados e municípios não vem sendo cumprida, sobretudo pelas prefeituras. Assista a entrevista completa no site do Farol Corporativo.

“Daí porque decidimos criar um modelo conceitual contábil que possa dar essa informação adequada, para que o gestor possa tomar a melhor decisão”, afirmou, lembrando que o espírito da LRF quando trata de custos, não é gerar simplesmente um número, mas uma informação na qual o gestor possa melhorar sua decisão e aplicar melhor os recursos e ao mesmo tempo levar essa informação ao conhecimento da sociedade, para que ela avalie o seu desempenho.

Comparação de desempenho
Nesse sentido, o sistema visa estabelecer uma medida de comparação para o setor público. Ele lembra que enquanto no setor privado há o lucro e essa informação é entendida pela sociedade como uma informação comparativa de desempenho : se uma empresa teve lucro está bem; se teve prejuízo, não está bem.
“No setor público, em relação a custos, até então nós não tínhamos essa medida, que é o nível de serviço comparado, que permite ao gestor comparar, por exemplo, o custo e desempenho de cada escola, não só em seu município, mas entre outros e no estado da Paraíba todo, entre os estados, e a partir daí melhorar a aplicação dos recursos”, destacou.

Implantação em Pombal

Assim, é possível comparar o custo de escolas, hospitais e ao mesmo tempo levar essa informação ao cidadão, que poderá avaliar e comparar o desempenho do gestor, para que os recursos possam ser aplicados de maneira mais eficiente e uniforme. A ideia é que com essa avaliação os recursos sejam distribuídos da maneira mais adequada possível, para que os setores atinjam seus objetivos, que é de serem bem utilizados por todos os cidadãos que deles necessitam.

O sistema está em fase de implantação no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e em 78 municípios, escolhidos dentre os dentre os de menor Índice de Desenvolvimento Humano. Os municípios mais adiantados na implantação são Pombal, na Paraíba (convidado apesar de ter IDH mais elevado) e Santa Leopoldina e Alfredo Chaves, no Espírito Santo. Pelo cunho de controle social, a ele também devem se incorporar outros órgãos, como Ministério Público, Conselhos Regionais de Contabilidade, CGU e TCE’s.

PBNEWS

Anúncio full